🔓 Carrascoza recorre à memória para compor novo romance

“Inventário do azul”, lançado pela Alfaguara, é o primeiro livro do autor paulista após vencer o Prêmio Clarice Lispector de melhor livro de contos
João Anzanello Carrascoza, que reúne algumas de suas narrativas breves na coletânea “Seleta”
28/03/2022

Nesta terça-feira (29), chega às livrarias a mais nova obra de João Anzanello Carrascoza. Publicado pela Alfaguara, Inventário do azul é o primeiro livro do escritor após vencer o Prêmio Clarice Lispector de melhor livro de contos da Fundação Biblioteca Nacional, em 2021, com Tramas de meninos.

No livro, por meio de lembranças e ponderações sobre o que significa crescer e amadurecer, Carrascoza recria todo um arco de vida, com seus momentos fugazes de felicidade e a melancolia do que se perdeu.

Inventário do azul reconta a jornada de um narrador sem nome, de seu nascimento até a meia-idade, com seus erros e incertezas, em que a “alegria é não esperar pela alegria, sequer cogitá-la, e, de repente, ela aportar, incontornável e avassaladora”.

“A prosa poética de Carrascoza vem nos dizer como é o mundo, oferece esperança em apuro estético quase cirúrgico.”, escreveu Márcia Lígia Guidin sobre Tramas de meninos, no Rascunho.

Carrascoza nasceu em Cravinhos e publicou os romances Trilogia do adeus, Aos 7 e aos 40 e Elegia do irmão, além dos livros de contos Diário das coincidências, Aquela água toda e Tramas de meninos. Recebeu, entre outros, os prêmios Jabuti, APCA, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e da Fundação Biblioteca Nacional.

Inventário do azul
João Anzanello Carrascoza
Alfaguara
344 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho