🔓 Canal Curta! exibe série sobre autores latino-americanos 

Primeiro programa, nesta quinta (6), traz a mineira Conceição Evaristo, que relembra sua relação com a obra de Carolina Maria de Jesus
A argentina Mariana Enriquez, que fala sobre a influência de Sivina Ocampo em sua obra
04/01/2022

O canal a cabo Curta! exibe, a partir desta quinta-feira (6), às 21h30, a série O Lobo do Lobo, dirigida por Daniel Augusto, que aborda a produção literária latino-americana através do olhar de cinco autores contemporâneos.

Cada um dos cinco episódios apresenta o depoimento de um autor, que comenta suas vivências, memórias e sensações, além de contar como foram influenciados pelos mestres que admiram. O episódio de estreia é com a brasileira Conceição Evaristo.

Ela compartilha sua vivência como mulher, negra, oriunda de uma família pobre que, por eventualidades de vida, acabou tendo a chance de estudar. Tornou-se professora universitária e uma autora conceituada, mas até hoje luta para que suas perspectivas, profundamente impactadas por todos esses fatores, não sejam apagadas diante de um cânone dominado majoritariamente por homens brancos. Conceição, autora de Becos da memória, vai homenagear Carolina Maria de Jesus, que permanece como uma de suas maiores influências na literatura.

O encontro de Conceição com a obra de Carolina se dá através do livro Quarto de despejo, lançado nos anos 1960. “O que Carolina vivia nas ruas de São Paulo era o que nós vivíamos nas ruas de Belo Horizonte”, relembra Conceição, que, na infância, teve a dolorosa experiência de abandonar compulsoriamente a casa onde vivia, algo semelhante ao que acontece na principal obra de carolina.

“A vivência dela enquanto mulher pobre, enquanto mulher negra, enquanto mãe solteira, enquanto catadora de papel… e mais do que isso: a Carolina traz para o livro dela esse desejo, esse quase desespero de se apropriar da escrita”, diz a autora.

Outros autores
A série apresenta ainda a escritora e jornalista argentina Mariana Enriquez, que fala sobre sua identificação com Silvina Ocampo; o escritor e “músico frustrado” mexicano Jorge Volpi, que discorre sobre sua admiração por Carlos Fuentes; o colombiano William Ospina, que lembra a importância de Gabriel García Márquez em sua vida; e a uruguaia Inés Bortagaray, que conversa sobre Mario Levrero.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho