🔓 “Biblioteca Neil Gaiman” traz duas HQs inéditas no Brasil

Com cinco histórias, primeiro volume da coleção tem ilustração de capa assinada pelo artista Shiko e prefácio da ilustradora e colorista Cris Peter
Neil Gaiman, autor de “Sandman”
16/07/2021

Com mais de 20 livros publicados, o inglês Neil Gaiman terá seus trabalhos reunidos em uma coleção da editora Intrínseca. O primeiro volume da chamada “Biblioteca Neil Gaiman” traz cinco graphic novels, duas delas inéditas no Brasil: As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro e A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch.

Em edição de luxo com capa dura e fitilho, a coletânea tem ilustração de capa assinada pelo artista Shiko, prefácio da ilustradora e colorista Cris Peter, que já trabalhou para a DC Comics e a Marvel Comics, projeto gráfico do designer Antonio Rhoden e tradução de Stephanie Fernandes.

A primeira história tem arte de Shane Oakley e abre a coletânea. Originalmente, o conto gótico foi publicado em 2006 e premiado com o Locus, ganhando adaptação para os quadrinhos em 2017. A obra aborda de forma satírica o desafio de um autor em escrever um enredo de fantasia.

Com arte de Michael Zulli, um dos ilustradores de Sandman, a outra HQ inédita traz um circo com seres diabólicos e o misterioso desaparecimento de uma mulher que não se chama srta. Finch.

Criaturas da noite conta com duas histórias mágicas sobre seres que não são o que parecem, ambas ilustradas também por Michael Zulli. Na primeira delas, O sacrifício, um escritor de meia-idade que mora com a família no interior da Inglaterra adota um gato preto, que aparece noite após noite com inexplicáveis ferimentos. Já em A filha das corujas, uma órfã amaldiçoada e condenada a viver em isolamento guarda um grande segredo.

Já o conto Mistérios divinos, publicado em 1992, foi adaptado para os quadrinhos uma década depois pelo premiado ilustrador e roteirista P. Craig Russell, responsável também pela adaptação de diversas obras do escritor britânico, como Deuses americanos, Coraline e O livro do cemitério. A aventura de anjos na Cidade de Prata e a interseção entre o mundano e o divino, tão característicos das histórias de Gaiman, dão a tônica da trama.

Por fim, em Arlequim apaixonado, a parceria com o ilustrador John Bolton, que ganha uma minibiografia nas últimas páginas escrita pelo próprio Gaiman, subverte a história de amor do Arlequim e da Colombina em uma versão ao mesmo tempo sanguinolenta e poética.

Com mais de 20 livros publicados, Neil Gaiman é um dos autores mais celebrados no mundo. Por sua obra, recebeu diversos prêmios, incluindo o Hugo, o Bram Stoker e a Newbery Medal. Nascido na Inglaterra, começou a carreira como jornalista, mas logo ingressou no mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman.

Depois, conquistou a ficção adulta e a literatura infantojuvenil, publicando obras como Deuses americanos e Coraline. Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema e para a TV, e a série da Netflix inspirada em Sandman tem estreia prevista para 2021.

Biblioteca Neil Gaiman Volume 1
Neil Gaiman
Trad.: Stephanie Fernandes
Intrínseca
288 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho