Autor de livros de ficção, o escritor e editor Luiz Mauricio Azevedo lança agora uma coletânea de ensaios. Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra, publicado pela Sulina, traz textos em que ele analisa questões que envolvem a produção de e sobre autores negros, brasileiros e estrangeiros.
A obra reúne 16 textos de crítica e teoria literária. Suas análises se debruçam por autores como Machado de Assis e Jeferson Tenório, passando também por Ralph Ellison e Toni Morrison.
Luiz Mauricio Azevedo nasceu em Cascavel (PR), em 1980. É formado em Letras e mestre em Comunicação Social pela PUCRS. É também doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com período na Rutgers-Newark University, nos Estados Unidos. Vive em Porto Alegre, onde atua como editor-executivo da Figura de Linguagem.
É autor de nove livros, entre eles Pequeno espólio do mal (indicado aos prêmios Açorianos e Odisseia Literária na categoria Narrativa Longa, em 2018), e Por uma literatura menos ordinária (indicado ao prêmio AGES de livro do ano, em 2020).