🔓 Assis Brasil fala sobre os 100 anos de Clarice Lispector

Escritor e professor dá o pontapé inicial ao projeto “Cem anos de Clarice”, promovido pela PUCRS em homenagem à autora de “A paixão segundo G. H.”
Clarice Lispector, autora de “A paixĂŁo segundo G. H.”
03/11/2020

(03/11/20)

Nesta quarta-feira (4), às 12h, o escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil, colunista do Rascunho, fala sobre a obra de Clarice Lispector, cujo centenário de nascimento será comemorado em dezembro.

Assis Brasil, autor de 21 livros e professor da oficina de criação literária mais longeva do país, dá o pontapé inicial ao projeto “Cem anos de Clarice”, promovido pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em homenagem à autora de A paixão segundo G. H.

Todas as quartas e sextas-feiras, por meio do Instagram e do Canal da PUCRS no YouTube, serão lançados vídeos nos quais personalidades da literatura brasileira falam sobre o impacto da obra de Clarice em suas leituras e produções.

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Com pai e mãe de origem judaica, veio para o Brasil ainda criança. Viveu em Maceió e Recife, mudando-se, aos 12 anos, para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária.

Em 1943, publicou o primeiro livro, Perto do coração selvagem. Sua principal obra, o romance A paixão segundo G. H., foi publicada em 1964 e alçou Clarice ao primeiro time da literatura brasileira. Escreveu ainda outros livros emblemáticos, como Laços de família e A hora da estrela.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho