Coisas do coração

No romance "Tudo é rio", de Carla Madeira, uma história de amor que poderia soar anacrônica surpreende por trazer excelentes questionamentos modernos
Carla Madeira, autora de “Véspera”
01/07/2021

Como apresentar uma história de amor de modo sublime sem correr o risco do clichê? Faz-se a pergunta por se levar em conta a complexidade dos sujeitos que tanto pesam na construção das obras literárias atuais. Retomar uma perspectiva do amor como algo contemplativo, de sentimento transcendente, quase inalcançável, pode soar anacrônico e cansativo.

Tudo é rio, de Carla Madeira, apresenta o romance de Dalva e Venâncio, caminhando no sentido de entendimento do amor como algo sublime. Mas, diferentemente do que se poderia pensar, não abandona os questionamentos individuais, uma crucial lógica subjetiva, tão presente na literatura contemporânea e sua incansável busca pela inquietude dos desejos individuais.

O grande desafio — e ponto positivo — desse livro é a justa apresentação feita do amor sublime, em uma lógica próxima à contemplativa, não deixando de lado os questionamentos do sujeito moderno derivado da sociedade igualmente moderna, de indivíduos, a sociedade burguesa. Carla Madeira desenvolve isso com prodígio, lançando excelentes questionamentos a partir da postura dos personagens diante de situações singulares vividas por eles em suas histórias.

Fabulação
O livro chega a se aproximar do universo das fábulas. A história de Dalva e Venâncio se emaranha com a de Lucy, famosa prostituta em sua cidade. Carla entrega uma narrativa descrevendo suas infâncias, adolescências e idade adulta em uma pequena cidade mineira. Aliás, por não nomear o ambiente, estimula a imaginação do leitor com cenários descritos em pormenores. Logo, confere atraente leveza para o entendimento da trama, bem como para o seu aprofundamento.

Um ponto interessante está no fato de o livro discorrer de maneira poética sobre distintas trajetórias. Os períodos são compostos de modo a garantir cadência à leitura, importante para uma obra com narrativa lenta, porém não menos dinâmica, dando até mesmo a sensação de que os períodos são rimados. Esteticamente, torna-se uma experiência agradável.

Do outro lado da rua, o passeio estreito recebia o sol histérico, claro e quente, fritando quem caminhasse por lá, e, ainda assim, era por ali que o movimento da rua corria. No lado da sombra, pouca gente se atrevia a passar, era quase entrar na Casa de Manu e, com a luz do dia, um pudor constrangido aconselhava menos intimidade. Toda sorte de pensamento fazia o lado do sol mais prudente: ser reconhecido, ver o pecado de frente, sentir vontade de dia, medo de ficar doente, ver putas de perto como se putas não fossem gente.

Dalva, centro da trama, é uma menina encantada, amada pelos pais e família. Possui intensa relação afetiva com os mais próximos. De início, isso sugere que algo se passará a ponto de deslocar o equilíbrio de Dalva em sua vida tal como é apresentada. Cria-se um ambiente de modo a gerar a expectativa pelo clímax que, de fato, acontece.

Venâncio, por sua vez, é um contraponto, com infância marcada pelo difícil relacionamento com o pai, excessivamente mal-humorado, a quem teme espelhar. Logo cedo, apaixona-se por Dalva e, com toda a timidez de um casal jovem repleto de pureza, tenta conquistá-la de maneira simples. O interessante, nesse caso, é a descrição da dificuldade de aproximação entre os dois. Eles, como figuras arquetípicas dessa visão sobre o amor, com toda a sua timidez, criam o ar contemplativo por meio da manipulação que a autora faz dos sentimentos. O amor está ali, presente, flutuando entre Dalva e Venâncio, podendo até mesmo salvá-lo de sua vida miserável. Basta saber como acessá-lo. Experimentá-lo torna-se a grande dificuldade do momento.

Antes de se falar de Lucy, vale a pena uma pequena observação. Carla Madeira consegue, por meio de sua escrita, criar condições adequadas para a leitura, de maneira a permitir uma experiência curiosa. Isso porque garantir a cadência narrativa nesse primeiro momento mostra-se como algo fundamental para prender o leitor. Por isso o esmero na descrição dos ambientes, dos sentimentos, bem como, por fim, na apresentação de um texto um pouco mais poético com tom rimado. Assim sendo, o leitor que crer se tratar de um livro banal, de uma história de amor comum e tantas vezes já descrita no universo literário, encontrará um plus a prender-lhe na leitura.

Tal como Venâncio, Lucy também teve uma infância difícil. Ainda muito cedo, torna-se órfã, sendo criada por uma tia, por quem nutre um sentimento dúbio, marcado, nessa narrativa, pela experiência da falta de amor — por vezes Lucy descreve a preferência da tia por suas primas, o que lhe deixa profundamente insatisfeita. Os tropeços da vida a levam a se tornar uma célebre prostituta, com extrema habilidade e desenvoltura para o sexo — ofício exercido com grande prazer. Enfim, alguém guiada exclusivamente pelo desejo.

É curioso como Carla Madeira não se furta em descrever detalhes das vivências sexuais de Lucy. E o faz de maneira igualmente delicada. Detalha os artifícios utilizados na cama, sua lascívia, sem, entretanto, prender-se a isso, de modo a correr o risco de destoar da cadência inicial configurada pela descrição das vidas de Venâncio e Dalva e o tom poético prevalecente na primeira parte do livro. Assim, a autora apresenta Lucy não como essência de prostituta, mas, sobretudo, como ser humano. O sexo, por mais impulsivo e prazeroso que seja, não pode ser obscurecido pelo amor.

Desequilíbrio essencial
Se, por um lado, o realismo sujo de Pedro Juan Gutiérrez, com seu personagem homônimo na maioria de seus livros, se esmera em detalhes de suas experiências sexuais, tornando mais viva a relação leitor-personagem-autor, Carla Madeira, narrando em terceira pessoa, direciona todo o olhar do leitor para os seus personagens, seus ofícios, vivências, ambientando-o em um sentimento superior, a povoar toda a história. O efeito literário é surpreendente, sobretudo quando se toma como referência a perspectiva da fábula e a lógica sentimental contemplativa existente no livro.

O pretérito imperfeito, como recurso à ação inacabada, tão presente nas fábulas, é marcante na primeira parte do livro. Por conseguinte, a ação é contínua no passado. Ela não tem fim. É como se tudo tivesse sempre sido dessa forma, sofrendo um corte de algo exterior, em tempo indeterminado. Desse modo, a relação de Dalva e Venâncio, bem como suas vivências, adquire novos contornos, conferindo mais presença na história, algo como destino: eles devem se encontrar e viver aquela experiência. O livro torna-se uma peregrinação pela calma do momento anterior.

Assim como nas fábulas, o desequilíbrio faz parte da narrativa, constituindo parte essencial da trama. O episódio traumático, ocorrido após o casamento, determina os rumos do romance entre os dois personagens. Entretanto, a fatalidade, por mais monstruosa que fosse, não toma o primeiro plano. A narrativa não se prende ao episódio traumático, importando mais o desdobramento das vidas em questão e a busca pelo equilíbrio.

O amor, em sua forma sublime, continua ali. É o instrumento ideal para que o equilíbrio seja alcançado. Depende basicamente das idiossincrasias. Por mais que sofram com isso, conseguir perceber e seguir o destino do que se lhe é colocado mostra-se fundamental. As consequências do abalo sofrido pelos personagens cega-os ante à possibilidade de lograr a devida contemplação.

Por essas e outras questões Tudo é rio torna-se um livro complexo, a despeito de se alimentar de uma visão do amor pouco explorada na literatura contemporânea. Carla Madeira consegue aliar as dificuldades em se descrever e trabalhar personalidades com trajetórias distintas com essa lógica contemplativa e sublime do amor. Longe de ser clichê ou cansativo, o livro se torna agradável, de leitura fluida, e funciona como uma bafejada de ar fresco na atualidade.

Tudo é rio
Carla Madeira
Record
210 págs.
Carla Madeira
Mineira de Belo Horizonte, estreou com o romance Tudo é rio (2014), reeditado pela Record, e publicou A natureza mordida (2018).
Faustino Rodrigues

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

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