ensaios e resenhas Borges Ronald Robson São Luís - MA Relançamento da obra de Jorge Luis Borges traz um escritor de verve fantástica, cosmopolita, matemática, apaixonado por paradoxos e cultuador das formas que assumem o impossível Conversa para os lados Paulo Sandrini Curitiba – PR Obra do mexicano Mario Bellatin mantém constante diálogo com outras formas de expressão artística A sombra foge de maneira irremediável Rodrigo Gurgel São Paulo - SP A narrativa superficial de “O africano” torna frágil e pueril o acerto de contas de J. M. G. Le Clézio com seu pai Nazismo e ateísmo para crianças Flávio Paranhos Goiânia - GO Um menino pouco verossímil em Auschwitz; um menino diante de uma possibilidade para a nossa existência Questão de cidadania Felipe José Lindoso São Paulo – SP É necessário estabelecer uma política pública sistemática para a cultura no Brasil Atalhos de sonho Rodrigo Gurgel São Paulo - SP “Histórias de literatura e cegueira” tem no centro Borges, João Cabral e Joyce, mas sempre com a ficção se impondo Efeito purpurina Luiz Paulo Faccioli Porto Alegre - RS É notável a segurança com que Carola Saavedra move-se na estrutura complexa concebida em “Toda terça” O nada e a juventude senil Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Em "O dia Mastroianni", João Paulo Cuenca apresenta um retrato sarcástico de uma geração que caminha do nada para lugar nenhum Fragilidades afetivas Vilma Costa Rio de Janeiro - RJ A narradora de "Olhos baixos", de Maria Helena Nascimento, assume a sua falta de encanto num mundo tão afeito aos interesses Satélite sem rumo Maurício Melo Junior Brasília - DF Em sua estréia, Paula Parisot segue os passos de Rubem Fonseca, mas não consegue ir muito além do pastiche Esfinge vanguardista Lúcia Bettencourt Rio de Janeiro - RJ Cecilia Giannetti está disposta a todas as batalhas, tanto no terreno formal quanto na crítica social Visível anemia Paulo Krauss Curitiba - PR “Longe de Ramiro”, de Chico Mattoso, começa muito bem, mas aos poucos vai perdendo o interesse e a força narrativa « Anterior Page1 … Page208 Page209 Page210 Page211 Page212 … Page317 Próxima »
Borges Ronald Robson São Luís - MA Relançamento da obra de Jorge Luis Borges traz um escritor de verve fantástica, cosmopolita, matemática, apaixonado por paradoxos e cultuador das formas que assumem o impossível
Conversa para os lados Paulo Sandrini Curitiba – PR Obra do mexicano Mario Bellatin mantém constante diálogo com outras formas de expressão artística
A sombra foge de maneira irremediável Rodrigo Gurgel São Paulo - SP A narrativa superficial de “O africano” torna frágil e pueril o acerto de contas de J. M. G. Le Clézio com seu pai
Nazismo e ateísmo para crianças Flávio Paranhos Goiânia - GO Um menino pouco verossímil em Auschwitz; um menino diante de uma possibilidade para a nossa existência
Questão de cidadania Felipe José Lindoso São Paulo – SP É necessário estabelecer uma política pública sistemática para a cultura no Brasil
Atalhos de sonho Rodrigo Gurgel São Paulo - SP “Histórias de literatura e cegueira” tem no centro Borges, João Cabral e Joyce, mas sempre com a ficção se impondo
Efeito purpurina Luiz Paulo Faccioli Porto Alegre - RS É notável a segurança com que Carola Saavedra move-se na estrutura complexa concebida em “Toda terça”
O nada e a juventude senil Marcio Renato dos Santos Curitiba - PR Em "O dia Mastroianni", João Paulo Cuenca apresenta um retrato sarcástico de uma geração que caminha do nada para lugar nenhum
Fragilidades afetivas Vilma Costa Rio de Janeiro - RJ A narradora de "Olhos baixos", de Maria Helena Nascimento, assume a sua falta de encanto num mundo tão afeito aos interesses
Satélite sem rumo Maurício Melo Junior Brasília - DF Em sua estréia, Paula Parisot segue os passos de Rubem Fonseca, mas não consegue ir muito além do pastiche
Esfinge vanguardista Lúcia Bettencourt Rio de Janeiro - RJ Cecilia Giannetti está disposta a todas as batalhas, tanto no terreno formal quanto na crítica social
Visível anemia Paulo Krauss Curitiba - PR “Longe de Ramiro”, de Chico Mattoso, começa muito bem, mas aos poucos vai perdendo o interesse e a força narrativa