Tempo e espaço

Alguns estranhos e divertidos casos de “viagem no tempo” ao longo da história
07/03/2024

Encontrei no Twitter uma prova incontestável de que Nina Simone é viajante do tempo. A fotografia, com uma caprichada moldura dourada, retrata uma menina e seu cachorro. A menina está em pé e o cachorro, sentado em uma cadeira. São muito parecidos, o cachorro vintage e Nina. A menina, entretanto, não se parece em nada comigo. Está arrumada, bem vestida e quieta o suficiente para aparecer na foto.

Muito me diverte o conceito da viagem no tempo. Toda viagem é uma viagem no tempo. Se você sai do ponto A e chega no ponto B em um horário diferente do que estava no ponto A, você viajou também no tempo, não apenas no espaço.

Algum dia vou desenvolver um livro só com os viajantes do tempo reais.

Por exemplo, um sujeito entregou uma carta a César, avisando que seria assassinado. Ele já estava todo arrumado para sair, que bobagem ficar em casa por uma crendice dessas. E saiu para o Senado.

Uma história que eu adoro é a dos jornalistas J. Bernard Hutton e Joachim Brandt. Foram enviados por um jornal alemão para cobrir histórias do estaleiro de Hamburgo, isso em 1932. Os jornalistas afirmam ter sofrido um ataque de bombas. Escreveram sobre, fotografaram, etc. Voltaram da viagem e mandaram revelar as fotos (lembra, 1932). A cidade estava intacta. Nenhum bombardeio nas fotos. Nenhum escombro, nada. Onze anos depois, a cidade é bombardeada. As fotos publicadas do bombardeio eram idênticas à cena que eles descreveram em 1932.

Tem também o mistério do homem de Taured, Tóquio, 1954. Sujeito afirma ser de outro tempo, é preso em uma sala e desaparece completamente sem deixar vestígios.

Ou o incidente Moberly–Jourdain. Duas professoras, acadêmicas, gente séria, reputação, essas coisas. Viram Maria Antonieta sentada linda e bela num banquinho no parque Petit Trianon, no Palácio de Versailles, em 1901. Aproximadamente 138 anos depois da rainha má ter perdido a cabeça.

Thomas Edison surdo pela escarlatina desde os 14 anos de idade, vai inventar justo o quê? Isso mesmo, o toca-discos. Morre dono de mais de duas mil patentes. Sei lá, me parece um certo exagero isso.

Tem também seu rival, o Nikola Tesla. Elon Musk e eu somos grandes fãs.

E Nina Simone, é claro.

Carolina Vigna

É escritora, ilustradora e professora. Mais em http://carolina.vigna.com.br/

Rascunho