Antologias (1)

Os critérios políticos e literários que cercam a primeira antologia brasileira de contos
01/05/2008

As antologias servem, de maneira geral, para evidenciar e consolidar nomes, e serão tanto mais significativas quanto maior a capacidade de apreensão do “espírito do tempo” demonstrada pelo responsável pela recolha dos autores. Ao fim e ao cabo, trata-se de um esforço para tornar canônicas as obras escolhidas, ou seja, para normatizar o gosto literário, baseado em interesses os mais diversos, sejam da sociedade, do mercado editorial ou de grupos, marginalizados ou não. Assim, eleito um “critério” (tema e região de origem aparecem com maior freqüência), escritores sobejamente conhecidos são reunidos a outros em processo de reconhecimento, numa mistura que intenta avalizar estes pela respeitabilidade daqueles. Mesmo as seletas geracionais, que prescindem dessa mescla, necessitam, para serem aceitas, de um garantidor, que pode ser o autor de prestígio que assina a apresentação do livro, a editora que empresta crédito ao projeto, ou o grupo que sustenta a ação.

A primeira antologia brasileira de contos de que tenho registro (excluídas aquelas de caráter eminentemente didático) curiosamente veio à luz em 1922, ano em que se realizava a Semana de Arte Moderna em São Paulo. Trata-se de Contos brasileiros, uma edição de 404 páginas, publicada pela Livraria Garnier, do Rio de Janeiro, impressa na Bélgica, organizada pelos poetas Alberto de Oliveira (1857-1937) e Jorge Jobim (1889-1935) — esse, hoje desconhecido, vem a ser o pai de um dos nossos maiores compositores de todos os tempos, Antônio Carlos Jobim (1927-1994). Vale a pena esmiuçar um pouco o corpus de 36 autores utilizado pelos antologistas para tentar compreender os interesses que nortearam suas preferências.

No prefácio, Alberto de Oliveira defende: “o nosso conto literário ainda não tem história. Se não começou com Machado de Assis, firmou-se com ele, recebendo-lhe das mãos trato que nenhumas outras anteriormente lhe haviam dado e feição nova e característica dos temas e cuidado do estilo. Desde Histórias da meia-noite às Várias Histórias o grande prosador brasileiro se manifesta exímio neste gênero breve e difícil; cabe-lhe e à boa parte dos escritores que lhe seguem até nossos dias, a glória de haverem enriquecido a literatura nacional de algumas obras modeladoras deste caráter. Na maioria dos trabalhos desses autores a escola é francesa, como o é a do nosso romance e poesia; nota-se-lhes, entretanto, — e é agradável reconhecê-lo — o influxo emocional das coisas nossas e da alma do país, na observação dos costumes e linguajar da nossa gente e nas descrições de cenários da natureza”.

Política literária
Algumas observações a respeito de política literária se fazem necessárias. Alberto de Oliveira, por ocasião do lançamento desta antologia, já havia publicado a parte mais importante de sua obra e angariara consideração e carinho não só de seus pares, como também do público — basta lembrar que, dois anos depois, em 1924, seria eleito “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, em concurso da revista Fon-Fon. Ao juntar ao seu o nome do já então reverenciado Machado de Assis (1839-1908), único autor digno de menção no prefácio, Alberto de Oliveira amplifica o caráter canônico do livro e estabelece uma espécie de “padrão qualitativo” às suas opções. A relação entre os dois vinha de longe: Machado de Assis destaca Alberto de Oliveira em seu famoso ensaio A nova geração, de 1879; prefacia seu segundo livro, Meridionais, cinco anos depois; e referenda sua participação como sócio-fundador da Academia Brasileira de Letras, em 1897.

É importante notar que a Academia vivia um momento de solidificação de sua imagem como repositório oficial da cultura brasileira e para isso aproximava-se do poder instituído: em 1900, a Lei Eduardo Ramos autorizava o governo a dar instalação permanente à agremiação, o que ocorreu em 1904, com a cessão da ala direita do Silogeu Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em 1917, o livreiro e editor Francisco Alves doou sua fortuna à ABL, quando os acadêmicos passaram a receber “gordos” jetons, nas palavras do romancista e ensaísta Afrânio Peixoto (1876-1947)[1], para comparecer às reuniões. Naquele ano mesmo de 1922, por sugestão de Peixoto, a França cedeu o pavilhão que representou o país na Exposição Internacional, comemorativa do Centenário da Independência, o chamado Petit Trianon, que se tornaria a primeira sede própria da ABL. Portanto, a publicação dessa antologia, assim como a lançada no ano anterior, nos mesmos moldes, reunindo poetas brasileiros[2], fazia parte da estratégia de confirmar a Academia como órgão chancelador do cânone literário brasileiro: da lista de 36 autores, 21 pertenciam aos quadros da ABL — sem contar Viriato Correia (1884-1967) e Gustavo Barroso (1888-1959), que seriam eleitos mais tarde, em 1938 e 1923, respectivamente, e Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), única mulher da lista, vítima da misoginia da Casa[3].

Ao núcleo fundador da Academia pertenciam, além de Machado de Assis, Lucio de Mendonça (1854-1909), Garcia Redondo (1854-1916), Artur de Azevedo (1855-1908), Aluísio Azevedo (1857-1913), José Veríssimo (1857-1916), Valentim Magalhães (1859-1903), Domício da Gama (1862-1925), Coelho Neto (1864-1934), Olavo Bilac (1865-1918), Rodrigo Octávio (1866-1944), Medeiros de Albuquerque (1867-1934), Graça Aranha (1868-1921) e Magalhães Azeredo (1872-1963). Eleitos posteriormente eram: João Ribeiro (1860-1934), em 1898; Xavier Marques (1861-1942), em 1919; Vicente de Carvalho (1866-1924), em 1909; Afonso Arinos (1868-1916), em 1901; Afrânio Peixoto, em 1910; Alcides Maia (1878-1944), em 1913, e João do Rio (1881-1921), em 1910. Doze não tinham ligação direta com a Academia: Felício Terra (1851-922), Gonzaga Duque (1863-1911), Alcides Flávio (1863-1928), Virgílio Várzea (1863-1941), Alberto Rangel (1871-1945), Tomás Lopes (1879-1913), Veiga Miranda (1881-1936), Oscar Lopes (1882-1938), Monteiro Lobato (1882-1948), Roque Callage (1888-1931), Gastão Cruls (1888-1959) e Hugo de Carvalho Ramos (1895-1921).

Projeção extraliterária
Destrinchando um pouco mais as “apostas” da dupla de antologistas, podemos constatar, independentemente da qualidade dos contos, que as escolhas que não obedeceram à necessidade primeira de exposição dos quadros titulares da Academia, recaíram, em sua maioria, em nomes de projeção extraliterária na sociedade. Oscar Lopes, irmão de Tomás Lopes, vinha a ser o fundador da Sociedade de Homens de Letras do Brasil, que contou entre seus membros com vários acadêmicos; Veiga de Miranda era à época ministro (civil) da Marinha no governo Epitácio Pessoa (1919-1922); Monteiro Lobato celebrava o sucesso de vendas de seus livros (Urupês, Cidades mortas e Negrinha) e o êxito de sua carreira de empresário, como dono da prestigiosa Revista do Brasil e da editora que levava seu nome; Alberto Rangel alcançara projeção com a coletânea de contos Inferno verde, de 1908, apadrinhada com entusiasmo pelo aclamado acadêmico Euclides da Cunha (1866-1909) — e os desconhecidos Felício Terra e Alcides Flávio eram os pseudônimos atrás dos quais se escondiam dois eminentes médicos, Nuno Ferreira de Andrade e Antônio Fernandes Figueira, respectivamente.

Revelado o corporativismo que atendeu às preferências de Alberto de Oliveira e Jorge Jobim, é curioso perceber como o cânone de hoje absorveu essas escolhas[4]. Ao lado de uma maioria de escritores de segundo plano, houve os que se distinguiram e firmaram sua posição em outros gêneros que não o conto (os romancistas Aluísio Azevedo e Graça Aranha, os críticos José Veríssimo e João Ribeiro, os poetas Olavo Bilac e Vicente de Carvalho); os que, desprezados por décadas, encetaram uma aparentemente irresistível reascensão (João do Rio e o Monteiro Lobato para adultos); os que começam a ter a obra revista (os casos de Júlia Lopes de Almeida e Coelho Neto, em minha opinião, os mais urgentes, por mais injustos) e os diletantes, devidamente esquecidos. Assim, dos contistas efetivamente considerados importantes no desenvolvimento da história da literatura brasileira apenas sobraram Artur Azevedo, Afonso Arinos e Hugo de Carvalho Ramos, este talvez a aposta mais ousada e certeira da antologia[5].

O leitor contemporâneo pode até estranhar a falta de um autor como J. Simões Lopes Neto (1865-1916) nesta antologia, mas relevará quando atentar para o fato de que a produção do gaúcho, conhecida apenas regionalmente, só viria a ser valorizada mais tarde, a partir da década de 40. Estapafúrdia, no entanto, é a ausência de Lima Barreto (1881-1922). Neste caso, Alberto de Oliveira e Jorge Jobim não podiam sequer alegar que ignoravam a existência do escritor carioca, já que, além de presença constante nas páginas dos jornais da cidade, vinha publicando seus livros desde 1909, com alguma repercussão junto à crítica. Não bastasse isso, Lima Barreto havia se lançado, sem sucesso, à vaga de Emílio de Menezes (1866-1918) na Academia Brasileira de Letras, em 1919, afinal ganha por Humberto de Campos (1886-1934), e no ano seguinte concorrera, com o romance Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, a um prêmio oferecido pela mesma Academia, obtendo apenas uma menção honrosa[6]. Claramente, a exclusão do escritor se deu, não em função da qualidade de sua obra, mas por razões de política literária. O lugar de destaque que ocupa na literatura brasileira coroa a vitória da razão sobre o preconceito.

Notas

[1] Segundo o acadêmico, o governo dava uma subvenção à Academia desde sua fundação, “uma coisa insignificante”, mas que aumentou substancialmente após a doação de Francisco Alves, o que o leva a lamentar que o jeton, “gordo como é hoje [1945], veio, porém, desvirtuar-lhe de certa maneira a finalidade”. V. SENNA, Homero. República das Letras – entrevistas com 20 grandes escritores brasileiros. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. (p. 86-87)

[2] OLIVEIRA, Alberto. JOBIM, Jorge. Poetas brasileiros. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1921.

[3] Durante as conversas iniciais para a formação da Academia Brasileira de Letras, Lúcio de Mendonça escreveu um artigo no jornal O Estado de S. Paulo, anunciando para breve a reunião que definiria os nomes dos 40 imortais: “Sem me responsabilizar pela exatidão absoluta, pois uma ou outra modificação pode ocorrer afinal, penso, entretanto, sem perigo de muitos enganos, comunicar-lhes, como interessante primícia, a seguinte lista, por ordem alfabética dos nomes que sairão os dos 40 membros efetivos da Academia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro”, mencionando, entre eles, Julia Lopes de Almeida, mas não seu marido, Filinto de Almeida (1857-1945). Entretanto, “por modéstia e devoção conjugal, ela preferiu vê-lo eleito, em seu lugar”, o que de fato ocorreu. V. MAGALHÃES JR, Raymundo. Vida e Obra de Machado de Assis. Volume 3 (Maturidade). Rio de Janeiro/Brasília: Civilização Brasileira/INL-MEC, 1981 (p. 287-288)

[4] Não considero, por razões óbvias, a carreira de Machado de Assis.

[5] Embora seu único livro, Tropas e Boiadas, publicado em 1917, tenha sido muito bem recebido pela crítica (escreveram sobre ele Antônio Torres, Medeiros e Albuquerque, Jackson de Figueiredo, entre outros, sempre com palavras de entusiasmo), Hugo de Carvalho Ramos, espírito melancólico, avesso à vida social, não era mais lembrado quando de sua morte, quatro anos depois. V. RAMOS, Hugo de Carvalho. Obras Completas. São Paulo: Edições Panorama, 1950.

[6] V. BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. 8 ª edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002 (p. 288-291)

Luiz Ruffato

Publicou diversos livros, entre eles Inferno provisório, De mim já nem se lembra, Flores artificiais, Estive em Lisboa e lembrei de você, Eles eram muitos cavalos, A cidade dorme e O verão tardio, todos lançados pela Companhia das Letras. Suas obras ganharam os prêmios APCA, Jabuti, Machado de Assis e Casa de las Américas, e foram publicadas em quinze países. Em 2016, foi agraciado com o prêmio Hermann Hesse, na Alemanha. O antigo futuro é o seu mais recente romance. Atualmente, vive em Cataguases (MG).

Rascunho