🔓 “Feira Além da Feira” chega à 5ª edição discutindo o papel da literatura no presente

Evento virtual e acontece nos últimos dois fins de semana de novembro e reúne mais de 30 autores;  transmissão será pela Facebook
21/11/2021

Evento que acontece paralelamente à Feria de Porto Alegre, a Feira Além da Feira chega à 5ª edição discutindo o papel da literatura no tempo presente, abalado pela pandemia e por ataques à democracia, principalmente no Brasil. Totalmente online, o evento traz como mote a pergunta “Literatura para quê?”.

O evento acontece nas duas últimas duas semanas de novembro e será transmitido pelo Facebook. A ideia foi manter uma programação descentralizada, com autores e autoras de várias regiões do Brasil e, agora, também com Portugal.

Nesta edição, fazem parte da programação mais de 30 personalidades envolvidas com o universo da literatura, entre escritores, livreiros, editores, professores, entre outros membros da cadeia de produção em torno do livro.

A programação começou no sábado (20) com a participação da escritora portuguesa Filipa Melo e segue neste domingo (21) com um bate-papo  entre o escritor e editor do Rascunho, Rogério Pereira, com a diretora e roteirista Mariani Ferreira e o crítico e escritor Márwio Câmara. Eles falam justamente sobre a importância da leitura em tempos difíceis como o que estamos atravessando.

Segundo Gabriela Silva, idealizadora e uma das organizadoras do evento, a Feira Além da Feira sempre buscou problematizar as lacunas do sistema literário e continuará assim, mas, neste ano, também se faz necessário assumir um papel de resistência em outros aspectos.

“Nós somos a resistência. Vamos continuar apresentando autores com menos espaço do que merecem no sistema literário. Só que, dado o contexto do mundo e do Brasil, decidimos enfatizar nas mesas a temática da vital importância da literatura”, diz.

“Como sempre digo, a literatura não é para um grupo de indivíduos, ou para outro que se acha dono do poder de entender e conversar sobre literatura. Ela é para todos.”

Programação

21 de novembro
17h: Leitura para quê?
Antonio Munró Filho (mediador), Rogério Pereira, Mariani Ferreira e Márwio Câmara.

19h: Descentralizar a literatura para quê?
Ivandro Menezes (mediador), Danielle Sousa, Gujo Teixeira e José Almeida Jr.

24 de novembro
19h30: Bate-papo da Bestiário: Breve como tudo
Gisela Rodriguez e Irka Barrios

25 de novembro
19h30: Conversa na Taverna
Samir Machado de Machado e Rafael Bassi

27 de novembro
17h: Não ficção para quê? Sobre narrar a vida real
Bruno Ribeiro, Fred Linardi (mediador), Mariana Ferrari e Sergio Vilas-boas.

19h: Internet para quê? Sobre a conectividade nas narrativas e na vida da gente
Lindevânia Martins, Roberto Menezes, Tiago Germano (mediador) e Verena Cavalcante.

28 de novembro
15h: Literatura infanto-juvenil para quê?

Caio Ritter (mediador), Susana Ventura e Rosana Rios

17h: Poesia para quê?
Clarice Sabino, Daniel Minchoni, Jeanne Callegari, João Nunes Junior (mediador)

19h: Mesa de encerramento: Corpos políticos para quê?
Rosângela Fachel, Irka Barrios, Jéssica Balbino e Jorge Valentim

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho