A cartunista Laerte Coutinho venceu a 58ª edição do prêmio Juca Pato, que escolhe “o intelectual do ano”. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (23) pela União Brasileira de Escritores, que promove o concurso.
Criado em 1962, o prêmio Juca Pato é entregue a autores que tenham publicado obras de sucesso nacional — em qualquer área do conhecimento — que contribuíram para o desenvolvimento do país e da democracia. O troféu premia anualmente um intelectual brasileiro que tenha se destacado.
Disputavam o troféu nomes como os da escritora carioca Nélida Piñon, da historiadora Lilia Moritz Schwarcz, e dos escritores Carlos Nejar, Jeferson Tenório, Frei Betto e José Roberto Torero, cronista do Rascunho. No ano passado, o escritor Ailton Krenak foi o vencedor do concurso.
Laerte é uma das cartunistas mais celebradas do país. Ela criou personagens icônicos das HQs nacionais, como Piratas do Tietê e Overman. Na década de 1980, ganhou sucesso ao lado de Glauco e Angeli, com o grupo Los Três Amigos. Com os companheiros de geração, integrou a icônica revista Chiclete com Banana.
Recentemente, publicou Manual do Minotauro, que reúne mais de 1.500 tirinhas, produzidas entre 2004 e 2015, em um recorte bastante importante por registrar uma espécie de nova fase em sua produção. É o 15° livro de uma carreira expressiva da artista.