O jornalista e escritor Rogério Pereira lança nesta quinta-feira (31), às 19h, na Livraria Arte & Letra, em Curitiba, o romance Antes do silêncio, publicado pela Dublinense. Na oportunidade, também autografa a edição especial de dez anos de Na escuridão, amanhã — romance finalista do Prêmio São Paulo e traduzido para o espanhol. Na sexta-feira (1º), o lançamento acontece na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro.
Antes do silêncio parte de um narrador sarcástico e pragmático às voltas com a doença terminal da mãe e sua rotina de hospitais, exames e silêncios. A vivência de dores tão íntimas quanto universais, pouco a pouco, vai revelando o mais banal dos segredos: a vida sempre insiste em continuar — seja na redisposição dos móveis da casa adaptada, no flerte vacilante e meio atrapalhado com a vizinha ou na insólita convivência com um sobrevivente do Holocausto que persiste há tempos na leitura de um único livro.
Segundo o escritor Paulo Scott, que assina a orelha do romance, trata-se de “um livro denso, que confirma a trajetória sólida desse autor, que desloca para dentro do que chamamos de literatura brasileira contemporânea uma lente, uma originalidade que só ele soube lapidar”.
Na escuridão, amanhã
Em Na escuridão, amanhã, publicado originalmente pela Cosac & Naify, um casal e seus três filhos se mudam do campo para a cidade grande, onde vão se perdendo uns dos outros. Mas os culpados não são os carros, os prédios ou o asfalto, pois no meio rural, eles já conviviam com a falta de comunicação, o apego da mãe a um Deus impiedoso e a violência de um pai sempre distante.
Os narradores desta história resgatam cacos do passado em busca de sentido, mesmo reconhecendo que isso dificilmente mudará o futuro. Resta-lhes, assim, a escuridão de um presente desolador e de um amanhã desconhecido, habilmente retratada pela prosa afiada e surpreendente de Rogério Pereira.
Para o consagrado escritor Raduan Nassar, Na escuridão, amanhã é “uma das narrativas mais fortes entre as quais já li, dessas que a gente não esquece”. Na apresentação do romance, Luiz Ruffato escreve que “Pereira nos apresenta personagens destroçados pelo naufrágio dos valores morais diante da brutalidade da miséria humana. (…) Com este livro, Pereira consegue, ao mesmo tempo, traçar um panorama social — a classe média baixa, que trocou o campo pela periferia das grandes cidades, poucas vezes retratada — e erigir um dramático documento sobre a perda de referências num mundo governado pela ausência de princípios éticos”.
Sobre o autor
Jornalista de formação, Rogério Pereira nasceu em 1973, em uma comunidade rural no oeste de Santa Catarina. Por volta dos 7 anos de idade, mudou-se para Curitiba, onde aos 13 anos começou a trabalhar como office-boy em um jornal. Esse percurso abriu o caminho que, em meados de 2000, o levou a criar o jornal Rascunho, uma das publicações literárias mais respeitadas do país. Pereira também foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná durante oito anos, entre 2011 e 2019. Tem contos publicados na Alemanha, na França e na Finlândia. É autor dos romances Antes do silêncio (2023) e Na escuridão, amanhã (2013) — finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, menção honrosa no prêmio Casa de las Américas (Cuba) e traduzido na Colômbia (Babel Libros) — e da coletânea de narrativas breves Toda cicatriz desaparece (2022).
SERVIÇO
Lançamento Curitiba
Data: 31 de agosto, às 19h
Local: Livraria Arte & Letra
(Rua Des. Motta, 2011)
Lançamento Rio de Janeiro
Data: 1º de setembro, às 19h
Local: Livraria Blooks
(Praia de Botafogo, 316 – Espaço Itaú de Cinemas)
Lançamento São Paulo
Data: 21 de setembro, às 19h
Local: Livraria da Vila – Fradique
( Rua Fradique Coutinho, 915 )