Eucanaã Ferraz Paiol Literário Curitiba - PR “A literatura não conforta. Ao contrário — ela perturba, aciona coisas, cria algum tipo de insatisfação. Por isso é uma aventura sem fim.”
Altair Martins Paiol Literário Curitiba - PR “A literatura não pode ser levada apenas como entretenimento. Deve mostrar aquilo que não vem sendo mostrado, para que possamos enxergar coisas sutis da realidade.”
Francisco Alvim Paiol Literário Curitiba - PR "O mundo tem uma variedade de linguagens e de interesses imensa. A literatura é uma delas, não é a única."
Rodrigo Lacerda Paiol Literário Curitiba - PR “A literatura é uma válvula de escape para essa sensação terrível de que não só a vida é muito estreita como a cada opção que você toma, ela se estreita ainda mais.”
Marcia Tiburi Paiol Literário Curitiba - PR “Nada [substitui a leitura], porque só a leitura e a escrita é que nos dão a dimensão da experiência vivida das outras coisas.”
Daniel Galera Paiol Literário Curitiba - PR "Às vezes, eu tinha essa sensação de estar menos sozinho ao ler certos autores. No sentido de que parecia que eu conhecia o autor ou uma sensação mais difusa, de estar menos desconectado das pessoas e do mundo em geral."
Paulo Lins Paiol Literário Curitiba - PR “A arte é livre, e temos que encarar a leitura como o cinema, a televisão, o circo.”
Jaime Prado Gouvêa Paiol Literário Curitiba - PR "Não sei exatamente que espaço a gente ocupa na vida do leitor. Mas se por acaso a literatura da gente servir para alguma coisa, já cumpriu um pedaço da função dela."
Ricardo Lísias Paiol Literário Curitiba - PR “A gente pode ensinar todo o tipo de técnica narrativa. Só não pode ensinar o momento em que há alguma coisa dentro da gente que mostra que aquilo deu certo.”
Martha Medeiros Paiol Literário Curitiba - PR "O ato da escrita não é sofrido. Sofrida é a vida. O ato de escrever, para mim, é mais cura do que sofrimento."
Ronaldo Correia de Brito Paiol Literário Curitiba - PR “Escritor tem que correr risco. A coisa mais perigosa é o escritor que descobre certos truques e fica permanentemente apostando neles.”
Nuno Ramos Paiol Literário Curitiba - PR "Isso talvez seja escrever bem — um certo excesso, alguma coisa que não reflui inteiramente para a operação de que o livro necessita."