🔓 Zimbabuana Tsitsi Dangarembga fala de racismo em trilogia de romances

“O livro do não” é o segundo volume da série publicada no Brasil pela Kapulana; livro narra trajetória de discriminação sofrida pela protagonista Tambu
Tsitsi Dangarembga, autora de “O livro do não”
28/01/2022

Vencedora do “Prêmio da Paz na Feira do Livro de Frankfurt”, a zimbabuana Tsitsi Dangarembga terá mais um livro publicado no Brasil pela Kapulana. O livro do não é o segundo volume de uma trilogia composta por Nervous conditions (já publicado aqui com o título de Condições nervosas) e This mournable body, que está em processo de tradução.

A protagonista da trilogia é Tambu (Tambudzai Sigauke), uma adolescente de origem shona. Em Condições nervosas, Tsitsi Dangarembga conta como foi a infância da personagem com seus pais e irmãos em uma aldeia nos arredores de Umtali, na Rodésia, nos anos 1960, quando o país estava sob domínio britânico. Tambu estudava numa escola missionária na aldeia onde seu tio Babamukuru era o diretor. Depois da Independência, o país passou a se chamar Zimbábue, e a cidade, Mutare.

Já em O livro do não outras fases de Tambu são retratadas: sua vida escolar em um internato para moças, na sua maioria brancas, e o início de sua vida profissional em uma agência de publicidade, após curta experiência como professora.

Após finalizar os estudos primários em sua aldeia natal, Tambu vai estudar na Escola para Moças Sagrado Coração, colégio secundário religioso para alunas da elite branca, um internato que mantinha algumas vagas para alunas negras.

Depois de formada, Tambu vai trabalhar como redatora em uma empresa de marketing em Harare (antiga Salisbury), capital do país e passa a morar em um pensionato, também com maioria de residentes brancas.

Nesses dois momentos de sua vida, Tambu esforça-se para atingir níveis de excelência, mas não tem sucesso por sofrer discriminações de todo o tipo. Além disso, é confrontada com situações em que sua identidade é colocada à prova.

A história se passa nos momentos finais da luta de libertação do país até sua independência da Inglaterra, em 1980. Tambu, por ser de família negra, e ter estudado em colégio de elite para meninas brancas, passa a questionar os valores com que foi educada e convive com os representantes do país colonizador e também com os que lutam pela independência do país, sua irmã Netsai e seu tio Babamukuru, por exemplo.

A história traz similaridades com a trajetória da própria autora, nascida na Rodésia, hoje Zimbábue. Ela iniciou sua educação na Inglaterra, onde viveu parte da infância, e concluiu o ensino básico em uma escola missionária na cidade de Mutare, Zimbábue.

Estudou direção de cinema em Berlim, na Alemanha, onde produziu diversos filmes. Atualmente, Tsitsi Dangaremgba vive com a família em Harare, capital do Zimbábue, onde fundou uma produtora de filmes, a Nuyerai Films.

O livro do não
Tsitsi Dangarembga
Trad.: Carolina Kuhn Facchin
Kapulana
292 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho