🔓 VIDRAÇA_169

02/05/2014

Novos talentos
Foram divulgados os dois vencedores da edição 2013/2014 do Prêmio Sesc de Literatura. A jornalista e mestranda em culturas midiáticas Débora Ferraz, de 27 anos, venceu na categoria Romance com Enquanto Deus não está olhando. E Parafilias, do bancário e psicólogo Alexandre Marques Rodrigues, de 34 anos, ganhou na categoria Conto. Em seu livro, Débora aborda a relação pai e filha, a perda e a insegurança de ingressar na idade adulta sem preparo. Já Rodrigues, que “escreve sobre o cotidiano”, tratou da solidão sob a abordagem das perversões sexuais. Os autores receberão o prêmio em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, prevista para julho de 2014, e participarão da programação do Centro Cultural Sesc Paraty durante a Flip. As obras serão publicadas pela Record.

Pulitzer para Donna
A escritora norte-americana Donna Tartt venceu o Pulitzer na categoria Ficção, com o romance The Goldfinch. Nele, acompanhamos a trajetória de Theo Decker, um nova-iorquino de 13 anos que sobrevive a um acidente em que morre sua mãe. O livro é centrado justamente na pintura Goldfinch, de 1654, do holandês Carel Fabritius. No Brasil, a Companhia das Letras já publicou da autora A história secreta (1995, romance de estreia) e O amigo de infância (2004). The Goldfinch deve sair ainda neste ano. Na categoria Poesia, 3 sections, do indiano radicado nos Estados Unidos Vijay Seshadri, levou o Pulitzer. Os versos exploram a consciência humana do nascimento à demência, alterando entre vozes graciosas e graves. Nenhum livro do autor foi publicado no Brasil.

Donna Tartt, vencedora do Pulitzer na categoria ficção. Foto: Divulgação
Donna Tartt, vencedora do Pulitzer na categoria ficção. Foto: Divulgação

Em expansão
A revista literária Substânsia, editada por Nathan Matos e Roberto Menezes, chegou a sua segunda edição e segue aberta para autores que desejam ter seus textos publicados. Seguindo a mesma linha de ampliação do cenário literário, surge a Editora Substânsia. Idealizada pelo editor Nathan Matos, em parceria com Madjer de Souza Pontes e Talles Azigon, estreará com O núcleo selvagem do dia (foto), de Madjer.

VIDRAÇA_Nucleo_selvagem_do_dia_169

Novidades no Jabuti
O Prêmio Jabuti está com inscrições abertas. Este ano, um pouco diferente: a curadoria passou a ser da escritora e professora Marisa Lajolo; a cerimônia de entrega do Jabuti, realizada durante oito anos na Sala São Paulo, desta vez será no Auditório Ibirapuera, dia 18 de novembro; e, por fim, a criação de uma 27ª categoria, onde o British Council irá laurear a melhor tradução de obra literária inglês-português e o vencedor participará de um evento literário no Reino Unido, em 2015. Mais informações no site www.premiojabuti.com.br

O conto em Floripa
De 19 a 25 de maio, Florianópolis (SC) recebe a 4ª edição do Festival Nacional de Conto, único evento da América Latina dedicado a esse gênero. O escritor homenageado será o carioca Sérgio Sant’Anna, quatro vezes vencedor do Prêmio Jabuti. Entre outros, completam a programação Daniel Pellizzari, Noemi Jaffe, Cíntia Moscovich e Altair Martins. Os encontros acontecem no Teatro Sesc Prainha.

Em Ribeirão Preto
Entre 16 e 25 de maio, Ribeirão Preto (SP) se torna o principal cenário literário do país. A 14ª Feira Nacional do Livro contará com 600 atrações gratuitas em 14 espaços diferentes. Com um espetáculo inédito, a bailarina e coreógrafa Deborah Colker abre o evento; para o encerramento, o maestro João Carlos Martins rege a orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi. Dentre os escritores convidados, Antonio Prata, Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão e Ruy Castro. Ao todo, serão 98 escritores nacionais, 113 escritores locais e seis internacionais. Programação no site www.feiradolivroribeirao.com.br.

Literatura no sertão
O Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão) chega à 2ª edição. Acontece em Petrolina (PE), de 5 a 10 de maio. Entre os convidados, José Luiz Passos, Rogério Pereira, editor do Rascunho, e José Castello.

Investigações na McSweeney’s
A edição 46 da revista norte-americana McSweeney’s traz 13 contos policiais contemporâneos de autores latino-americanos. Participam da edição o brasileiro Bernardo Carvalho, o mexicano radicado no Brasil Juan Pablo Villalobos, a argentina Mariana Enríquez, o cubano Jorge Enrique Lage, entre outros.

Prêmio Brasília
O 2º Prêmio Brasília de Literatura anunciou os 16 autores premiados entre oito categorias: Biografia, Conto, Crônica, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance e Reportagem. Aos primeiros lugares, R$ 30 mil; aos segundos, R$ 10 mil. Ganhador do Portugal Telecom 2013, O sonâmbulo amador, de José Luiz Passos (foto), ficou em primeiro lugar na categoria Romance. Em segundo, Ana Miranda com O peso da luz — Einstein do Ceará. Na poesia, Roberval Pereyr levou o primeiro lugar com Mirantes; Samarone Lima ficou na segunda posição, com O aquário desenterrado. Antonio Prata ganhou novamente na categoria Crônicas, com Nu, de botas. O segundo lugar ficou com Labirinto da palavra, de Claudia Lage, cujas crônicas foram publicadas no Rascunho de 2008 a 2011. No conto, Noemi Jaffe venceu com A verdadeira história do alfabeto. Em segundo lugar, a coletânea Garimpo, de Beatriz Bracher.

José Luiz Passos. Foto: Divulgação
José Luiz Passos. Foto: Divulgação
Rascunho