🔓 Vidraça

01/03/2013
Luiz Vilela
Luiz Vilela é um dos convidados do Festival Nacional do Conto, em Florianópolis (SC)


Conto em pauta
Entre 19 e 23 de março, acontece em Florianópolis (SC) a 3ª edição do Festival Nacional do Conto, inspirado no Festival Europeu do Conto, realizado em Zagreb (Croácia), e único do gênero nas Américas. Entre os autores confirmados estão Luiz Vilela (foto), João Silvério Trevisan, Julián Fuks, Leandro Sarmatz, Antônio Xerxenesky e Marcelo Moutinho. A curadoria é novamente do jornalista e escritor Carlos Henrique Schroeder. Os debates e oficinas acontecem no Teatro do SESC Prainha, centro de Florianópolis. Informações pelo telefone (48) 3229-2200.

Esquenta para Frankfurt
Como preparação para a Feira de Frankfurt, que acontece em outubro e homenageará o Brasil, uma comitiva de nove escritores participa este mês, entre os dias 14 e 17, da Feira do Livro de Leipzig. Carola Saavedra, Age de Carvalho, Luis Krausz, João Almino, Rafael Cardoso, Tatiana Salem Levy, Ronaldo Wrobel, Ronaldo Correia de Brito e Ricardo Domeneck foram os recrutados pela Fundação Biblioteca Nacional para participar de vinte mesas de leitura, debates e encontros com escritores. Segundo a FBN, ter obras publicadas na Alemanha até março foi um critério de escolha dos autores, bem como a qualidade estética das obras e o equilíbrio regional, de editoras e de estilos.

 

Luis Krausz
Luis Krausz é o vencedor do Prêmio Benvirá de Literatura

Deserto
Por falar em Luis Krausz, o paulistano foi o vencedor do 2º Prêmio Benvirá de Literatura, com o romance Deserto. Partindo de uma experiência de sua própria adolescência, Krausz retrata os judeus de língua alemã da Europa Central, que após perderem tudo na Segunda Guerra, tornaram-se estrangeiros em toda parte, inclusive em Israel. A obra sai em maio, pela Benvirá. Nesta segunda edição, o prêmio recebeu mais de 1.500 inscrições. Em 2011, premiou o romance Nihonjin, de Oscar Nakasato, agraciado ano passado com o Jabuti na categoria Romance.

 

VIDRAÇA_155_Estilos_nota_Crítica

Crítica
Clássico da crítica literária brasileira, Estilos de época na literatura, do professor, ensaísta, crítico e poeta Domício Proença Filho, chega à sua 20ª edição com ampliações nas considerações críticas e bibliografia atualizada com os recentes estudos da área. Ainda este ano saem dois títulos inéditos do membro da Academia Brasileira de Letras, também pela Prumo, que reeditou Estilos.

Domingos com prêmio
O romance Domingos sem Deus, de Luiz Ruffato, sagrou-se vencedor do prêmio de Literatura Brasileira oferecido pela Casa de las Américas, anunciado em Havana em 31 de janeiro. O júri justificou a escolha afirmando que a obra “apresenta diversos episódios independentes que se entrelaçam, formando o mosaico de um Brasil essencial, embora esquecido”. Domingos sem Deus é o quinto e último volume da pentalogia Inferno provisório, em que Ruffato tece narrativas sobre o operariado brasileiro. Na categoria Narrativa, vitória de outro brasileiro, Chico Buarque, pelo conjunto da obra.

 

Mario Vargas Llosa abre o Fronteiras do Pensamento São Paulo
Mario Vargas Llosa abre o Fronteiras do Pensamento São Paulo

Llosa sim, Herta não
Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura, abre o ciclo 2013 do programa Fronteiras do Pensamento com palestra em São Paulo no dia 17 de abril. Na programação paulista, destaque também para a especialista em religião Karen Armstrong e o filósofo australiano Peter Singer. Já no ciclo de Porto Alegre, destaque para o político e escritor Fernando Gabeira e o historiador britânico Perry Anderson. A escritora alemã Herta Müller, convidada para ministrar uma palestra, cancelou sua vinda ao Brasil por motivos de saúde. Herta também era cotada para a Flip, que acontece em julho.

Batalha gringa
Acontece este mês a nona edição do Tournament of Books, concurso americano de espírito democrático em que jurados e leitores interagem durante o mês de disputa. A premiação também costuma antecipar futuros lançamentos por aqui. Entre os vencedores das edições anteriores figuram os já traduzidos Jennifer Egan, Hilary Mantel, Toni Morrison, Ali Smith, Cormac McCarthy e Junot Díaz. Entre os dezesseis finalistas deste ano, já ganharam tradução brasileira os romances HHhH, de Laurent Binet, e A culpa é das estrelas, de John Green. Bring up the bodies, de Mantel, vencedor do Man Booker Prize 2012, está em tradução e sai este ano pela Record.

 

Andrea del Fuego discute o miniconto na Biblioteca de São Paulo
Andrea del Fuego discute o miniconto no projeto Autores e Idéias, em São Paulo

Bate-papo
A escritora Andrea del Fuego fala sobre miniconto na abertura do projeto Autores e Idéias, da Biblioteca de São Paulo, no dia 2 de março. O bate-papo tem início às 11h, com entrada gratuita. O projeto, idealizado pela jornalista Mona Dorf, segue até setembro, com mais nove encontros: crônica com Humberto Werneck, romance com Ricardo Lísias, conto com João Carrascoza, biografia com Fernando Morais e romance policial com Mario Prata, entre outros. A programação completa pode ser conferida aqui.

Lançamento
O crítico e colaborador do Rascunho Rodrigo Gurgel lança em Curitiba no dia 16 seu mais recente livro, Muita retórica – Pouca literatura (de Alencar a Graça Aranha). Gurgel é também colaborador da Folha de S. Paulo e jurado do Prêmio Jabuti entre 2009 e 2012. O bate-papo com sessão de autógrafos acontece a partir das 14 horas, na Livraria Danúbio, Al. Prudente de Morais 1.239, Batel.

Reprodução

Ensaio premiado
Acaba de sair a nova edição da revista quadrimestral de ensaios serrote. Em sua 13ª edição, a publicação do Instituto Moreira Salles traz um texto inédito de Paulo Rónai sobre Honoré de Balzac, acompanhado por oito retratos do célebre escritor francês feitos por Pablo Picasso, entre outros destaques. O lançamento marca também o início do 2º. concurso de ensaísmo serrote, cujo regulamento estará disponível no site a partir da segunda semana deste mês.

Rascunho