Os 70 anos do poeta Glauco Mattoso — completados em junho — serão lembrados em um sarau. Nesta sexta-feira (27), às 17h, os especialistas Wilberth Salgueiro, professor da Universidade Federado do Espírito Santo (UFES) e colunista do Rascunho, Eliane Robert Moraes (USP) e Marcelo Diniz (UFRJ) se reúnem para falar sobre a obra do poeta paulista. Para participar, acesse aqui.
O encontro virtual faz parte da 13ª Edição do Sarau das Musas, promovido pelo Museu da Justiça, no Rio de Janeiro. A homenagem a Matosso, é um desdobramento do programa “Do Direito à Literatura — Encontros Literários Interdisciplinares”, série de ações que têm como objetivo buscar aproximações entre o Direito e as demais Humanidades. Os interessados pode
Poeta, ensaísta e ficcionista, Glauco Mattoso tem uma obra vasta, com mais de 60 títulos. Há mais de duas décadas se dedica aos sonetos — já escreveu quase 7 mil versos.
Seu nome artístico é um trocadilho com “glaucomatoso”, termo usado para os que sofrem de glaucoma, doença que o fez perder progressivamente a visão, até a cegueira total em 1995. É também uma alusão a Gregório de Matos, de quem se considera herdeiro na sátira política e na crítica de costumes.