O próximo encontro do Roda de Leitura, evento realizado pelo Itaú Cultural nesta quarta-feira (8), será dedicado à obra do mineiro Ricardo Aleixo. Serão discutidos dois poemas presentes no livro Pesado demais para a ventania, de 2018.
A atividade tem como mediadoras e consultoras a poeta Ana Estaregui e a professora de literatura Renata Pimentel. Os ingressos podem ser reservados via Sympla.
Meu negro, é o primeiro texto a ser debatido. É escrito em prosa e se vale de diversos recursos de escrita, que produzem um ritmo marcado no qual o texto se alimenta de si, dando origem à próxima frase. O poema discorre sobre o fato de ser negro e abarca diversas percepções ao redor disso.
Em O poemanto: ensaio para escrever (com) o corpo, como o título já anuncia, é uma espécie de poema-ensaio estruturado em 27 estrofes numeradas, que discorrem sobre desdobramentos do trabalho, o “poemanto” de Aleixo, presentificando a faceta intermídia do artista.
Nele, são abordadas diversas questões que tratam da performance, do corpo e da palavra, ao passo em que cria diálogos com outros poetas e artistas, revelando seu trabalho como uma obra permanentemente em obra, verdadeira forma escultórica em movimento, aberta.
Roda de Leitura
Tem a proposta de fruição e troca entre participantes de todo o país interessados por literatura e com diferentes experiências com o ato de ler. O ponto de partida é o acervo da Biblioteca Itaú Cultural, de onde são escolhidos textos curtos para serem trabalhados, alternando sempre os gêneros entre prosa e poesia.
O artista Ricardo Aleixo publicou 15 livros, dentre eles Festim, Impossível como nunca ter tido um rosto, Modelos vivos e Antiboi. Suas obras mesclam poesia, artes visuais, vídeo, dança, performance, música e design sonoro.
Já se apresentou na Alemanha, Argentina, Portugal, México, Espanha, França, Estados Unidos e Suíça. Desenvolve seus projetos de pesquisa, criação e formação no Laboratório Interartes Ricardo Aleixo (LIRA), situado no bairro Campo Alegre, periferia de Belo Horizonte. O mesmo espaço abriga a loja onde são comercializados os seus livros, cartazes, poemisetas e outros produtos.