🔓 Programação virtual da Bienal de Pernambuco começa nesta quinta

Na sexta (23) o editor do “Rascunho”, Rogério Pereira, participa de debate sobre Blogs Literários; evento será híbrido, com programação física em outubro
Centro de Convenções de Pernambuco, onde acontece a Bienal PE
22/07/2021

Começa nesta quinta-feira (22) uma nova temporada da programação virtual da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O evento segue até 24 de julho, com transmissão pela plataforma e-Bienal. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Nesta temporada serão 15 quadros com debates, mesas redondas, lançamentos literários, workshop e apresentações.

Esta é a primeira vez na história que a Bienal PE ocorrerá de forma híbrida, com programação virtual e presencial. Assim, o projeto realiza quatro iniciativas em 2021: três ações preparatórias em ambiente virtual — a primeira realizada em maio, a segunda agora em julho e a terceira em setembro —, e a feira propriamente dita, que acontece entre os dias 10 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Um dos destaques da programação é o painel “Além das Letras”, que reúne, nesta sexta-feira (23), às 19h, o escritor e editor do Rascunho, Rogério Pereira, o jornalista e crítico literário Ney Anderson, o poeta Natanael Lima e o escritor Sidney Nicéas. Eles vão falar sobre “Blogs literários: a literatura enquanto resistência”.

A programação conta ainda com o bate-papo “Órbita Geek”, que acontece nesta quinta-feira (22), às 17h, abrindo a Bienal. Nele, Antognniony Rodrigues conversa com Mel Lisboa e Seu Jorge sobre a série em áudio Paciente 63, que será lançada pelo Spotify no mesmo dia da atividade.

Protagonizada por Mel Lisboa e Seu Jorge, a história se passa no ano de 2222, quando a psiquiatra Elisa Amaral grava sessões de um enigmático paciente — registrado como Paciente 63 —, que diz ser um viajante no tempo.

No sábado (24), às 17h, o “Além das Letras” comemora os 113 anos de Solano Trindade, um símbolo da resistência negra do Brasil, através de uma performance da Trupe da Cultura.

Em sua XIII edição, a feira literária homenageia o educador Paulo Freire (in memoriam), no ano do centenário do seu nascimento, e a poetisa Cida Pedrosa, vencedora do prêmio Jabuti de Livro em 2020. O mote desta edição é “2021 — o ano em que a história começa”.

A programação completa da Bienal pode ser acompanhada pelo site e redes sociais do evento.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho