🔓 Portuguesa Ana Luísa Amaral fala sobre seu mais recente livro nesta terça

Autora de mais de 30 obras, poeta participa do “Encontros de Leituras”, projeto promovido pela “Folha de S.Paulo” e pelo jornal português “Público”
Ana Luísa Amaral, autora da coletânea de poesia “Lumes”
07/02/2022

O “Encontro de Leituras”, promovido pela Folha de S.Paulo e pelo jornal português Público, se dedica pela segunda vez à poesia desde a sua criação, em dezembro de 2020. Nesta terça-feira (8), às 19h (22h de Lisboa), Ana Luísa Amaral, vencedora do Prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana de 2021, fala com leitores a respeito de seu livro Lumes. O evento é gratuito, via plataforma Zoom.

O volume, publicado em 2021 pela Iluminuras, reúne os poemas de What’s in a name, lançado em 2017 em Portugal pela Assírio & Alvim, e outros textos até então inéditos no Brasil. A edição brasileira também inclui um posfácio de Fernando Paixão, escritor e professor do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

“Não será exagero, portanto, considerar estes lumes como uma verdadeira cartografia de sensações. As faíscas podem ser acionadas por um objeto, um fato passado ou coisa qualquer, para depois incendiarem uma compreensão que repercute necessariamente o tempo e o lugar da poeta. Dessa maneira, os poemas funcionam como ilhas de atenção e de meditação”, escreve Paixão.

Ana Luísa Amaral, autora de tese de doutorado sobre a poetisa norte-americana Emily Dickinson, foi professora associada da Faculdade de Letras do Porto e é membro da direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto.

A autora escreveu mais de 30 livros, incluindo obras de poesia, ficção, ensaio e teatro, e teve títulos traduzidos e lançados em mais de 12 países, entre os quais Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. Amaral também desenvolve pesquisas nas áreas de estudos feministas, de gênero e queer e poéticas comparadas.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do podcast Ilustríssima Conversa, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Lumes
Ana Luísa Amaral
Iluminuras
124 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho