🔓 Podcast de Barack Obama e Bruce Springsteen vira livro

“Renegados: Born in the USA” é resultado de uma série de conversas íntimas e descontraídas entre o ex-presidente e o músico americano
O ex-presidente Barack Obama e o músico Bruce Springsteen, autores de “Renegados: Born in the USA”
22/07/2021

Em parceria com a Higher Ground, a Penguin Random House anunciou hoje a publicação global de Renegados: Born in the USA, em 26 de outubro de 2021. O livro é uma série de conversas íntimas, francas e descontraídas entre o presidente Barack Obama e o lendário músico Bruce Springsteen.

A notícia foi anunciada por Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, que adquiriu os direitos mundiais de Deneen Howell da Williams & Connolly LLP. No Brasil, o livro sairá pela Companhia das Letras. A edição terá 320 páginas, com mais de 350 fotografias e ilustrações coloridas, e já está em pré-venda.

Renegados: Born in the USA é uma expansão do diálogo que Obama e Springsteen começaram no podcast Renegades — produzido em parceria com o Spotify, é um dos programas mais ouvidos mundialmente na plataforma. Durante essas conversas, eles compartilham histórias exclusivas e reflexões sobre a vida, a música e a relação de cada um com os Estados Unidos, sem deixar de lado os desafios e as contradições que o país abriga.

Publicado em edição especial e fartamente ilustrado, Renegados também apresenta fotografias raras e exclusivas do acervo pessoal dos autores, além de material inédito, incluindo letras manuscritas de Springsteen e discursos anotados de Obama, oferecendo um retrato de duas figuras importantes da América.

Ao longo de vários dias, Obama e Springsteen se encontraram para conversar. De origens e experiências distintas, eles parecem ter pouco em comum à primeira vista. Mas, como ressalta o presidente Obama na introdução do livro:

“Ao longo dos anos, o que descobrimos é que temos uma sensibilidade em comum. Sobre trabalho, família e os Estados Unidos. À nossa maneira, Bruce e eu temos trilhado caminhos paralelos tentando entender este país que tanto nos deu, tentando narrar as histórias de sua gente e procurando uma forma de conectar nossa própria busca de sentido, significado, verdade e comunidade com a história mais ampla do país”.

Já Springsteen dique eles tiveram “conversas sérias sobre o destino do país, o destino dos cidadãos e as forças destrutivas, horríveis e corruptas que gostariam de acabar com tudo. Vivemos um momento de alerta em que nossa identidade está sendo seriamente posta à prova. Conversas difíceis sobre quem somos e quem queremos nos tornar podem, talvez, servir como um pequeno guia para alguns de nossos compatriotas”.

Barack Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos, eleito em novembro de 2008 e reeleito para um segundo mandato. É autor de três livros que entraram para a lista de best-sellers do New York Times Sonhos do meu pai, A audácia da esperança e Uma terra prometida — e vencedor do prêmio Nobel da paz de 2009. Vive em Washington, D.C., com a mulher, Michelle. Tem duas filhas, Malia e Sasha.

Bruce Springsteen integra o Rock and Roll Hall of Fame e o Songwriters Hall of Fame. Recebeu 20 prêmios Grammy, um Oscar e um Tony, e foi homenageado pelo Kennedy Center. É autor do best-seller do New York Times Born to Run e foi agraciado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2016. Vive em Nova Jersey com a família.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho