🔓 A lista de leituras de Barack Obama

No ano em que lançou o primeiro volume de suas memórias, “Uma terra prometida”, ex-presidente sugere alguns livros que mais o marcaram
Barack Obama narra suas memórias em “Uma terra prometida”
29/12/2020

Apesar de todos os reveses que o mundo sofreu, 2020 foi um ano especial para Barack Obama. O ex-presidente americano laçou o primeiro volume de suas memórias, o best-seller global Uma terra prometida, e, a julgar pela lista que divulgou nas redes sociais, teve também um ano de muitas leituras. Além disso, o político marcou presença na cerimônia virtual de entrega do Booker Prize, vencido pelo escocês Douglas Stuart, com o romance Shuggie Bain.

Como não poderia deixar de ser, livros sobre política, como Twilight of democracy, de Anne Applebaum, fazem parte dos preferidos de Obama. O retrato dos imigrantes americanos, em subempregos e “sem documentos”, feito por Karla Cornejo Villavicencio em The undocumented americans, também chamou a atenção do político.

E os livros de ficção estão representados, entre outros, por Missionaries, de Phil Klay, história de suspense e geopolítica que se passa na Colômbia, e Jack, quarto romance de Marilynne Robinson, que em 2013 recebeu das mãos de Obama a Medalha de Honra das Humanidades.

Confira os favoritos de Obama

O esplêndido e o vil, de Erik Larson
Homeland elegies, de  Ayad Akhtar
Jack, de Marilynne Robinson
Caste, de Isabel Wilkerson
Twilight of democracy, de Anne Applebaum
Luster, de Raven Leilani
How much of these hills is gold, de C Pam Zhang
Long bright river, de Liz Moore
Memorial Drive: A Daughter’s Memoir, de Natasha Trethewey
Deacon King Kong, de James McBride
The undocumented Americans, de Karla Cornejo Villavicencio
The vanishing half, de Brit Bennett
The glass Hotel, de Emily St. John Mandel
Hidden valley road, de Robert de Kolker
The ministry for the future, de Kim Stanley Robinson
Sharks in the time of saviors, de Kawai Strong Washburn
Missionaries, de Phil Klay

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho