🔓 Pedro Bandeira critica versões de clássicos distribuídos pelo MEC

Programa “Conta pra Mim” disponibiliza de forma gratuita 40 livros infantis, que trazem algumas “adaptações” mais “politicamente corretas”
Pedro Bandeira critica o viĂ©s “politicamente correto” dos livros distribuĂ­dos pelo governo Bolsonaro
13/10/2020

(14/10/20)

Depois de vários autores se posicionarem contra o programa Conta pra Mim, do governo federal, o escritor paulista Pedro Bandeira divulgou texto em que também critica o projeto.

Vinculado à Política Nacional de Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC), o programa disponibiliza de forma gratuita e online 40 livros infantis, entre eles alguns clássicos como Chapeuzinho Vermelho e João e Maria. A controvérsia está no fato de que as novas edições trazem algumas “adaptações” pretensiosamente mais “politicamente corretas”. Não há beijos nem mortes nas versões do programa.

No texto de Bandeira, um dos principais nomes da literatura infantojuvenil brasileira, uma menina escreve uma carta para o pai dizendo-se decepcionada com as novas histĂłrias, querendo novamente ouvir os velhos contos com os quais estava acostumada. Leia aqui o texto do autor, publicado na Folha de S. Paulo.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho