🔓 Obra ficcional de Vilma Arêas é reunida no volume “Todos juntos”

Compilação traz sete títulos, do livro de estreia “Partidas” ao inédito "Tigrão", que mostram a predileção da autora por narrativas curtas
Vilma ArĂŞas, que tem sua obra ficcional reunida em “Todos juntos”
20/07/2023

Com uma carreira de quase cinco décadas, a escritora, tradutora e professora Vilma Arêas tem agora sua obra ficcional reunida no volume Todos juntos. O volume é composto por sete obras: livro de estreia Partidas (1976), ao inédito Tigrão, passando pelos vencedores do Jabuti Aos trancos e relâmpagos (1988), A terceira perna (1992) e Um beijo por mês (2018). Completam o tomo Trouxa frouxa (2000) e Vento sul (2011).

A apresentação dos livros obedece a uma “cronologia invertida” — começa em 2023 e volta a 1976. Esse percurso de quase cinquenta anos revela Arêas como a prosadora arguta que já despontava em seus escritos iniciais. Revela também certa predileção sua pelas narrativas curtas, que tomam forma ora em episódio anedótico — ora em pequenos “cromos”. À medida que a leitura avança, chega-se às primeiras ficções, e então à única narrativa longa que o compõe (Aos trancos e relâmpagos) e à prosa experimental de Partidas.

Do inédito Tigrão, destaca-se a narrativa homônima que conta a inesperada e circunstancial amizade de um militante de esquerda com um membro do Esquadrão da Morte numa prisão militar. Páginas adiante, porém, o leitor encontra o felliniano Vestidos de palha, confirmando que, neste como nos outros livros, a situação política e a desigualdade social dividem espaço com momentos em que o humor toma a cena, conferindo leveza e gravidade a seus conjuntos de histórias.

Os narradores atravessam a cidade com os olhos abertos e os ouvidos atentos à dicção do outro — parente, colega de universidade, pedinte, policial, taxista ou um homem que amou; todos são criados com a mesma dignidade. No amplo e democrático universo de personagens, anônimos e sumidades se esbarram e se deixam afetar pelo encontro, numa construção generosa da cena (e da vida) que vale a leitura de cada página e que desperta no leitor o desejo de perambular por aí até encontrar Vilma Arêas.

Além de escritora, Vilma Arêas também tem uma longa e exitosa carreira acadêmica. Professora titular aposentada do departamento de teoria literária da Unicamp, passou pelas universidades de Salamanca, na Espanha, e Berkeley, nos EUA. Vencedora de três prêmios Jabuti, publicou ensaios como Clarice Lispector com a ponta dos dedos (Companhia das Letras, 2005).

Todos juntos (1976-2023)
Vilma ArĂŞas
Org. e apresentação: Samuel Titan Jr.
FĂłsforo
560 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho