🔓 Obra clássica do humor britânico ganha tradução

“Devaneios ociosos de um desocupado”, de Jerome K. Jerome, reúne breves ensaios espirituosos sobre diversos assuntos; o lançamento é da Carambaia
Jerome K. Jerome, autor de “Devaneios ociosos de um desocupado”
11/02/2022

Em seus Devaneios ociosos de um desocupado, o inglês Jerome K. Jerome (1854-1927) reúne breves ensaios espirituosos sobre assuntos diversos — do clima ao amor, passando por como as pessoas se vestem e o comportamento dos animais. O lançamento é da Carambaia.

Dedicado ao cachimbo do próprio autor, o conjunto — lançado em 1886 — traz um aviso bem direto: “O que os leitores hoje em dia buscam em um livro é que sirva para aperfeiçoar, instruir e edificar. Este livro falha nas três frentes. Não posso em sã consciência recomendá-lo para qualquer propósito útil”.

Publicada na iminência do século 20, a obra não deixa de trazer pitadas de melancolia. De acordo com Jayme da Costa Pinto, tradutor do livro e autor do posfácio, a prosa de Jerome é como “reflexo de um mundo em mudança, menos inocente, às portas de um novo século que seria inaugurado com a Primeira Guerra Mundial”.

Jerome K. Jerome nasceu na Inglaterra, em 1859. Tornou-se órfão aos 15 anos e, antes de publicar seus Devaneios e se firmar nas letras, passou por diversos empregos. Foi próximo de pessoas como Conan Doyle e Thomas Hardy. Morreu em 1927, após atuar como motorista de ambulância durante a guerra, em decorrência de um derrame.

Devaneios ociosos de um desocupado
Jerome K. Jerome
Trad.: Jayme da Costa Pinto
Carambaia
160 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho