🔓 Novo romance de Itamar Vieira Junior enfatiza protagonismo da mulher

“Salvar o fogo” está em pré-venda e chega às livrarias em março; história se passa em uma comunidade de agricultores de origem afro-indígena 
Itamar Vieira Junior, que lança em março seu segundo romance, “Salvar o fogo”
20/02/2023

A Todavia anunciou a pré-venda do novo romance de Itamar Vieira Junior, autor do best-seller Torto arado. Salvar o fogo chega às livrarias de todo o Brasil em 24 de abril. Até 6 de março, a editora disponibiliza uma edição especial, em capa dura, do livro. Depois dessa data, a pré-venda ainda estará no ar, mas com edição brochura.

Pouco usual em lançamentos de autores brasileiros contemporâneos, a pré-venda ainda inclui um pôster exclusivo de Salvar o fogo para compras nas livrarias parceiras da Todavia.

Na história, Moisés vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia. Os outros irmãos foram embora. Tapera é uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vive ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século 17).

Órfão de mãe, Moisés encontra afeto com Luzia — estigmatizada por seus supostos poderes sobrenaturais. Diligente lavadeira do mosteiro, Luzia o educa com rigidez. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente. Anos depois um grave acontecimento pode ser a oportunidade para isso, e este reencontro promete deixar de lado décadas de segredos e sofrimentos.

Itamar Vieira Junior se tornou um celebridade literária a partir da publicação do romance Torto arado, em 2019. O livro recebeu os Prêmios Leya, Oceanos e Jabuti e teve os direitos de publicação negociados para mais de 20 países. Em 2021 o baiano publicou o livro de contos Doramar ou a odisseia: Histórias.

Salvar o fogo
Itamar Vieira Junior
Todavia
320 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho