🔓 Morre Tarcísio Padilha, ex-presidente da ABL

Professor e filósofo tinha 93 anos e estava com Covid-19; em menos de dois anos, instituição perdeu cinco acadêmicos   
O filósofo e professor Tarcísio Padilha, ex-presidente da ABL
10/09/2021

Morreu nesta quinta-feira (9), o professor e membro da Academia Brasileira de Letras Tarcísio Padilha. Ele presidiu a instituição entre os anos 2000 e 2001. Vítima de Covid, ele tinha 93 anos.

Em nota, Marco Lucchesi, presidente da ABL, disse que “Tarcísio encarnou a filosofia da hospitalidade e da acolhida, pondo em prática o ideal de Panikkar: o ‘diálogo dialogante’”, e que

a instituição perdeu uma “de suas figuras mais queridas e admiradas”.

Padilha nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1928. Bacharel em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi professor titular de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de diversas outras instituições superiores do Rio de Janeiro, como a PUC, a Universidade Santa Úrsula e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Exerceu inúmeros cargos de direção durante sua vida profissional. Foi Vice-Presidente e, a seguir, Presidente do Centro Dom Vital; Presidente da Comissão de Planejamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da seção do Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Filosofia, além de  Diretor do departamento de estudos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Com a morte de Padilha, há agora cinco cadeiras vagas na ABL. Em menos de dois anos, outros quatro acadêmicos morreram: o diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, o jornalista Murilo Melo Filho, o crítico literário Alfredo Bosi e o advogado e ex-vice presidente da República Marco Maciel.

Há pelo menos três nomes confirmados para concorrer às vagas: a atriz Fernanda Montenegro, o compositor Gilberto Gil e o escritor Edney Silvestre.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho