🔓 Morre aos 81 anos o cineasta e escritor Arnaldo Jabor

Com uma longa carreira dedicada ao cinema e ao jornalismo, também se tornou um escritor de sucesso ao publicar oito livros de crônicas
O jornalista, cineasta e escritor Arnaldo Jabor, que morreu nesta terça-feira (15)
15/02/2022

Morreu na madrugada desta terça-feira (15), em São Paulo, o cineasta, cronista e jornalista Arnaldo Jabor, aos 81 anos. Ele estava internado desde dezembro do ano passado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da cidade.

Jabor havia sido hospitalizado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a família, ele faleceu por volta da meia-noite, em decorrência de complicações do AVC.

Arnaldo Jabor teve longa carreira dedicada ao cinema, à literatura e ao jornalismo. No cinema, dirigiu sete longas, dois curtas e dois documentários. Também se tornou um escritor best-seller.

Jabor se tornou mais conhecido do grande público por sua participação nos telejornais da TV Globo a partir dos anos 1990. Em seus comentários políticos, mesclava o tom de crônica com opiniões contundentes.

Seu primeiro longa-metragem foi A opinião pública, de 1967, sobre a classe média do Rio de Janeiro. Sucessos de bilheterias e obras premiadas marcaram a carreira do cineasta. Em 1973, fez um dos grandes sucessos de bilheteria do cinema brasileiro: Toda nudez será castigada, uma adaptação da peça homônima de Nelson Rodrigues. O filme levou o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1973. Em 1975 adaptou outro texto de Nelson, o romance O casamento.

Jabor também se dedicou à literatura, com a publicação de oito livros de crônicas, entre eles os best-sellers Amor é prosa, de 2004, e Pornopolítica, de 2006.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho