🔓 Mariana Ianelli mostra drama do holocausto em nova obra para crianças

“A menina e as estrelas” foi inspirado na história da norte-coreana Yeonmi Park, que fugiu de seu país em busca de liberdade 
Mariana Ianelli, autora de “A menina e as estrelas”
05/08/2022

Inspirado na história da norte-coreana Yeonmi Park, que fugiu de seu país em busca de liberdade, o livro infantil A menina e as estrelas, escrito pela poeta brasileira Mariana Ianelli e ilustrada pela iraniana Ferehteh Najafi, faz um relato sobre os horrores do holocausto tendo uma criança como protagonista.

Na história, uma mãe escolhe para a filha um nome que era um canto de pássaro, mas a menina nasceu em uma terra de pássaros quietos. Toda música quem tocava era o homem do realejo. Ai de quem cantasse qualquer coisa diferente. Ai de quem inventasse alguma nova brincadeira. Ai de quem quisesse qualquer coisa por querer. A menina era só silêncio.

O homem do realejo é uma homenagem à ópera infantil Brundibár, composta pelo judeu tcheco Hans Krása antes do início da Segunda Guerra e representada pela primeira vez por crianças em um palco improvisado dentro do campo de concentração nazista de Theresienstadt.

Editora de poesia do Rascunho, Mariana Ianelli já publicou mais 12 livros de poesia, três de crônicas e dois infantis.

A menina e as estrelas
Mariana Ianelli
Ilustração: Fereshteh Najafi
Olho de Vidro
40 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho