🔓 Mariana Ianelli lança novo livro de poesia nesta quinta

Em evento online, autora conversa com o poeta Ramon Nunes Mello sobre “América — um poema de amor”, que presta homenagem a poetas e artistas latino-americanos
Mariana Ianelli, autora de “A menina e as estrelas”
27/07/2021

A poeta e cronista do Rascunho Mariana Ianelli lança nesta quinta-feira (29) seu mais recente livro, América — um poema de amor. Ela participa de um bate-papo ao vivo, às 20h30, com o poeta Ramon Nunes Mello, em que fala sobre a concepção da obra e de sua trajetória na literatura. A transmissão será feita pela Biblioteca Padre Anchieta, neste link. É possível também acessar o evento pelo Facebook e Instagram.

Escrito em abril deste ano, América é um longo poema de amor, uma viagem a terras e tempos de uma América misteriosa, milenar, devassa e devassada, feita de desejo e dor. É também uma homenagem a alguns dos nossos poetas e artistas latino-americanos que foram amantes e alquimistas das cores ou das palavras.

Na edição em grande formato, pela ardotempo, o poema vem acompanhado de imagens das peças pré-colombianas que o inspiraram. A obra é bilíngue, com tradução para o espanhol feita pelo poeta mexicano Eduardo Langagne.

“Em América — um poema de amor, Mariana Ianelli abre um rasgo no tempo e no espaço, para nos revelar a força do amor. América, anagrama de Iracema, a indígena de José de Alencar. Um olhar para o mundo, sob as lentes dos amantes, em nove noites insones e quentes. O ritmo de suas palavras, que leva o leitor aos tempos pagãos, me fez lembrar o fluir dos cantos de ilusão do poeta argentino Nestór Perlongher”, diz Ramon Nunes Mello.

Mariana Ianelli é autora de treze livros de poesia, entre eles a antologia Manuscrito do fogo (2019), que marca 20 anos de poesia. Tem três livros de crônicas e dois livros infantis. Desde 2018 edita a página “Poesia Brasileira”, no Rascunho.

Escreve crônicas aos sábados na revista digital Rubem e no site Rascunho. América — um poema de amor e Moradas são seus livros mais recentes, de 2021, pela editora ardotempo.

América — um poema de amor
Mariana Ianelli
Trad.: Eduardo Langagne
ardotempo
64 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho