Nesta terça-feira (17), acontece o segundo encontro do projeto “Diálogos Urgentes”. Os curadores José Castello e Flávio Stein vão conversar com a romancista Maria Valéria Rezende e a poeta e cronista do Rascunho Mariana Ianelli a partir do tema “Ódio ou empatia?”.
O evento será transmitido pelo YouTube, a partir das 19h, e é gratuito. Produzida pela associação sem fins lucrativos Escola Livre, o projeto conta com o apoio do Instituto Estação das Letras e do Rascunho.
Em um presente regido pela barbárie e pelo inaceitável, que nos baqueia a alma e nos agita, o que será mais eficaz: arrancar forças da raiva, da agonia e do ódio, ou, ao contrário, apegar-se a, ainda que frágeis, laços de solidariedade e de empatia? São essas questões que Mariana Ianelli e Maria Valéria Rezende vão debater com Castello e Stein.
O projeto
A cada encontro, dois convidados — sempre com a regência de dois mediadores, José Castello e Flávio Stein. Os “conversadores” não se apresentam só como especialistas — na filosofia, na literatura, nas ciências, nas religiões.
A cada encontro, serão dois convidados, que dialogam sempre com a presença de Castello e Stein. “Diálogos Urgentes” traz à cena, antes de tudo, uma necessidade simples e premente: a da conversa sincera e digna. Uma interlocução direta, mas sábia, que privilegie a serenidade, a honestidade e o brio intelectual.
O encontros não em buscam de respostas prontas e definitivas, mas estão à procura de perguntas, que se multipliquem em novas perguntas e que, assim, ampliem e potencializem — em um tempo de brutalidade, negação e cegueira — a arte de pensar.
Os bate-papos terão sempre como eixo uma pergunta simples, mas aguda, que trate de nossos desafios cotidianos e de nossas perplexidades contemporâneas: “Solidão ou Conexão?”, “Ódio ou Empatia?”, “Decepção ou Euforia?”, “Medo ou Coragem?”.
Autoras
Maria Valéria Rezende Nasceu em Santos (SP). Em 1964, entrou para a Congregação de Nossa Senhora — Cônegas de Santo Agostinho. Dedicou-se sempre à educação popular. Em 2001, lançou seu primeiro livro de ficção, Vasto mundo. É também autora de O voo da guará vermelha, Modo de apanhar pássaros à mão e Quarenta dias.
Mariana Ianelli nasceu em SĂŁo Paulo, em 1979. Formada em jornalismo, mestre em literatura e crĂtica literária, estreou na poesia em 1999 com TrajetĂłria de antes. Em 2013, estreou na crĂ´nica com Breves anotações sobre um tigre. É tambĂ©m autora de dois livros infantis. Desde agosto de 2018, edita a página Poesia Brasileira no Rascunho. Assina crĂ´nicas no site do Rascunho e na revista digital Rubem.