Nesta terça-feira (20), o “Sempre um Papo” recebe Marçal Aquino e Tony Bellotto. A mediação do encontro será feita pelo jornalista e escritor Afonso Borges. O bate-papo online tem início às 19h, com transmissão pelo Facebook, Youtube e Instagram do projeto.
O encontro marca o lançamento Baixo esplendor, romance policial que Marçal lança após hiato de 15 anos. A história da obra se passa em 1973, um dos períodos mais duros da ditadura militar no Brasil.
É num ambiente contaminado pela paranoia que se move Miguel, um agente do setor de Inteligência da polícia civil cuja especialidade é se infiltrar em quadrilhas sob investigação. Numa das operações, ele se aproxima de um grupo de ladrões de carga, tornando-se íntimo de Ingo, o chefe, que não só apadrinha sua entrada no bando como lhe apresenta à irmã, Nádia, com quem Miguel inicia um relacionamento que tem no sexo seu ponto de combustão.
Profissionalmente vaidoso, Miguel acredita que, na hora adequada, não terá dificuldades para romper os laços surgidos durante a operação. Mas as coisas não saem como ele imagina: apaixonado por Nádia, o policial se vê surpreendido por dúvidas sobre de que lado irá ficar quando o cerco se fechar sobre a quadrilha.
Marçal Aquino nasceu em Amparo (SP), em 1958. É jornalista e roteirista de cinema e televisão. Tem obras lançadas na Alemanha, Espanha, França, México, Portugal e Suíça. Autor de vários livros, publicou, dentre outros, o volume de contos O amor e outros objetos pontiagudos, Faroestes e Famílias terrivelmente felizes, além das novelas O invasor, Cabeça a prêmio e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios.