Realizada no Espaço Cultural Capela Santa Maria, no centro de Curitiba, a série de conferências literárias “Diálogos Contemporâneos” tem dois novos encontros nesta semana. As palestras têm início às 19h e também serão transmitidas ao vivo pelo YouTube, com intérprete de Língua Brasileira de Sinais.
Na quarta-feira (3), Ignácio de Loyola Brandão fala sobre “Literatura, pestes, pandemias e distopias — ficção e realidade”. Autor de romances distópicos como Não verás país nenhum, ele vai falar sobre os efeitos da pandemia no Brasil e como o país se comportou durante a crise sanitária. A mediação será feita pela escritora Luci Collin.
Já na quinta-feira (4), Fabrício Carpinejar discorre a respeito da “Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação”, com mediação do poeta Luiz Felipe Leprevost.
Para Carpinejar, anormal é quem não está com algum tipo de ansiedade atualmente. “Se alguém está tranquilo nesse tempo maluco em que vivemos, não está normal. Impossível não ficar tocado, atingido ou desestabilizado com o que estamos vivendo. Não temos mais futuro. O futuro está absolutamente suspenso. Estamos improvisando”, diz o autor do livro de crônicas Coragem de viver.