🔓 Livro de Alonso Alvarez explora uma biblioteca dentro de um cemitério

“Meia-noite na biblioteca” narra a trajetória de jovens leitores e o poder transformador da literatura; o prefácio é de Bel Santos Mayer
Alonso Alvarez, autor de “Meia-noite na biblioteca”
25/10/2021

No livro Meia-noite na biblioteca, em pré-venda pela Ficções, o paulistano Alonso Alvarez narra a história de jovens leitores que se encantam com os mistérios de uma biblioteca nos fundos de um cemitério. O prefácio é de Bel Santos Mayer, cronista do Rascunho.

O romance acompanha a trajetória de quatro estudantes, uma bibliotecária voluntária (Aline) e seu namorado slammer, o Ayo, em uma narrativa inspirada na existência real da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura (BCCL) — que encontrou espaço na casa do ex-coveiro do Cemitério de Colônia, em Parelheiros (SP).

Entre túmulos, cruzes e livros, a presença de alguns mortos, outros vivos e fantasmas é indispensável. Para completar, Aline e Ayo se mobilizam para organizar uma versão nacional da Festa do Dia dos Mortos, comemorada no México.

“Rendi-me às emoções que as personagens despertaram: passei da alegria com risos soltos, como se me fizessem cócegas nos pés, à tristeza e à dor, como se me arranhassem feridas antigas”, anota Bel Santos, que leu e releu a obra antes da publicação.

Alonso Alvarez nasceu em São Paulo (SP) e tem ligação de longa data com os livros. Em 1985, abriu a livraria artepaubrail, que teve duas lojas em sua cidade natal, e hoje mantém a editora Ficções. Publicou, entre outros livros, o infantil O gigante feliz e o de poesia Haicais tropicais, ambos de 2018.

Meia-noite na biblioteca
Alonso Alvarez
Ficções
116 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho