🔓 Keka Reis reflete sobre as dores da juventude em “Sozinha”

Quarto livro da autora narra vida de Rosa, que se vê sozinha em uma das fases mais complexas da vida após a mãe sofrer um aneurisma 
Keka Reis, auotora de “Sozinha”
25/09/2022

Keka Reis escreveu e dirigiu roteiros nos anos 1990 para programas da MTV brasileira. Há alguns anos vem publicando obras para o público adolescente. Em Sozinha, seu quarto e mais recente romance, ela traz uma reflexão sobre adolescentes e a figura materna.

O livro conta a história da personagem Rosa, que se sente sozinha após a partida repentina da mãe. Entretida com a vida escolar, amigas e namorado, a protagonista está na fase intensa da adolescência, cheia de impulsos rebeldes e certezas absolutas.

Em uma das brigas frequentes com a mãe, Julieta, a jovem personagem deixa escapar um pensamento reprimido: “Acho que a minha vida seria muito mais fácil se você morresse de uma vez.” O que Rosa não esperava era que o impensável estava prestes a acontecer. Ela se vê sozinha em uma das fases mais complexas da vida após a mãe sofrer um aneurisma fatal logo depois de uma briga.

Sem abrir espaço para o choro e falar sobre a dor do luto com outras pessoas, Rosa se transforma rapidamente em um espectro da filha, ao seu ver, idealizada por Julieta: uma adolescente politizada, ácida e supostamente forte. A protagonista enfrenta o desafio de se afastar da figura materna para poder encontrar o próprio jeito de ser mulher, ao mesmo tempo que enfrenta crises de pânico e a dificuldade de se relacionar com a avó materna.

Keka reis estreou na literatura com O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, seguido por O dia em que a minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro, finalistas do Prêmio Jabuti em 2018 e 2019, respectivamente, além de Medley ou os dias em que aprendi a voar, romance adolescente lançado pela autora em 2021.

Sozinha
Keka Reis
Gutenberg
203 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho