🔓 Katie Kitamura tem romance publicado no Brasil pela primeira vez

“Uma separação”, que sai pela Companhia das Letras, é um suspense que tem início com o fim de um casamento e se passa em um hotel de luxo na Grécia
Katie Kitamura, autora de “Uma separação”
08/10/2021

A jornalista e crítica americana Katie Kitamura tem pela primeira vez um livro publicado no Brasil. O romance Uma separação sai pela Companhia das Letras, oficialmente, em 25 de outubro, mas já está em pré-venda.

Colaboradora de publicações como The Guardian, The New York Times e Wired, onde escreve sobre arte, cinema e luta, Katie também é autora dos livros Japanese for travellers (2006), The longshot (2009), Gone to the forest (2012) e Intimacies (2021)..

A história de Uma separação se passa em Mani, na Grécia, um lugar desconhecido para a protagonista. A autora esteve no mesmo local há quase 10 anos para ser consultora de um filme com o filósofo Slavoj Zizek.

Trama
Quando seu casamento chega ao fim, o personagem Christopher pede à ex-mulher que a separação fique em segredo. A parte jurídica pode ser resolvida depois, mas, por ora, ele deseja que o fim seja mantido apenas entre os dois. Enquanto procura compreender como organizar a vida dali em diante, a protagonista recebe um telefonema aflito da sogra, Isabella, à procura do filho.

Nenhuma das duas sabe o paradeiro de Christopher, até que Isabella descobre que ele está numa remota ilha grega e compra uma passagem para a nora ir buscá-lo no dia seguinte. Determinada a não deixar escapar nenhuma pista sobre o término de seu relacionamento, a narradora embarca em uma jornada à procura de alguém que ela mesma não sabe se faz questão de encontrar.

Num hotel grande e luxuoso — porém vazio, em baixa temporada —, ela será apresentada a uma paisagem desoladora: a área tem sofrido queimadas nas últimas semanas e há fogo e cinzas por todos os lados.

Com estilo árido e preciso, Katie tem sido comparada a pesos pesados da literatura mundial, como  Ernest Hemingway, Nadine Gordimer, Elena Ferrante e Rachel Cusk.

Uma separação
Katie Kitamura
Trad.: Sonia Moreira
Companhia das Letras
216 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho