Um bate-papo online com o romancista Julián Fuks e a criação de um site exclusivo marcam a volta do Paiol Literário, em 8 de junho. O projeto, que promove conversas com autores brasileiros, Ă© realizado desde 2006 pelo jornal Rascunho. Neste ano, conta com patrocĂnio do ItaĂş via Lei Federal de Incentivo Ă Cultura.
Até dezembro, serão sete encontros transmitidos ao vivo pelo canal do Paiol Literário no Youtube, às 19h30. A mediação será do editor do Rascunho, o jornalista e escritor Rogério Pereira.
“O Paiol Literário se propõe a fazer uma verdadeira radiografia da literatura brasileira por meio da experiĂŞncia dos autores. É tambĂ©m uma forma de preservar a memĂłria cultural do paĂs”, diz Pereira.
Segundo ele, os encontros online têm algumas vantagens, apesar de perder o contato direto com o público como acontecia nos bate-papos presenciais. “Com a transmissão pelo YouTube, teremos um alcance ainda maior, chegaremos a mais leitores em todas as partes do mundo. E o material estará permanentemente no ar.”
Sobre o convidado
Julián Fuks nasceu em São Paulo (SP), em 1981. Estreou na literatura em 2004, com os contos de Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu, e ganhou maior destaque com o romance A resistência (2015) — vencedor dos prêmios literários Jabuti e José Saramago. Publicou, também, A ocupação (2019), Procura do romance (2012) e Histórias de literatura e cegueira (2007). Acaba de lançar Romance – história de uma ideia, pela Companhia das Letras. Vive na capital paulista.
Sobre o Paiol Literário
O Paiol Literário é realizado em Curitiba desde 2006 e já entrevistou 71 autores brasileiros. Fazem parte do seleto grupo nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Ruy Castro, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Marina Colasanti.
Os encontros são iniciados sempre com a pergunta: “Qual a importância da literatura para a vida das pessoas? E por que ler?”.
AlĂ©m de Fuks, outros seis escritores integram a programação desta temporada: MarĂlia Garcia (6/julho), Paulo Scott (3/agosto), Veronica Stigger (8/setembro), Edyr Augusto (5/outubro), PatrĂcia Melo (9/novembro) e Cida Pedrosa (7/dezembro). Excepcionalmente, o bate-papo com PatrĂcia Melo acontecerá Ă s 15h30. Os demais, Ă s 19h30.
As entrevistas serão transcritas, editadas e publicadas nas versões impressa e online do Rascunho, assim como no site do projeto, desenvolvido pelo Estúdio Thapcom. Em parceria com o Itaú Cultural, as conversas também serão veiculadas em formato podcast.