🔓 Joan Didion, ícone do “new journalism”, morre aos 87 anos

Norte-americana ficou conhecida por mergulhar na contracultura dos Estados Unidos; no Brasil, suas principais obras foram reeditas recentemente
Joan Didion morreu na manhã desta quinta-feira (23), aos 87 anos, em Nova York
23/12/2021

A jornalista e escritora Joan Didion morreu na manhã desta quinta-feira (23), aos 87 anos, em decorrência da doença de Parkinson. A informação foi divulgada por Paul Bogaards, da Knopf, que publicava a autora norte-americana.

Didion se firmou, ao longo dos mais de 50 anos dedicados à escrita, como um dos principais nomes do new journalism. Sua primeira coletânea de ensaios, Rastejando até Belém (1968), mergulha no cenário de um efervescente Estados Unidos contracultural.

“Joan Didion surpreende sempre com uma elegância e delicadeza incomparáveis”, anotou Silvio Demétrio em ensaio publicado no Rascunho de outubro deste ano. “Não existe possibilidade nos textos de Didion para qualquer lugar-comum.”

Apesar de uma trajetória festejada, a vida da autora também foi marcada por tragédias. Ela precisou lidar com a morte de seu marido, John Gregory Dunne (1932-2003), e a partida de sua filha, Quintana, em 2005.

Essas dolorosas experiências deram origem ao livro de memórias e reflexões O ano do pensamento mágico, reeditado no início de 2021 pela HarperCollins e vencedor do National Book Award de 2005.

Para conhecer melhor a trajetória de Didion, está disponível na Netflix o documentário The center will not hold. Ela conta que ganhou o primeiro caderno da mãe, com a sugestão de que escrevesse o que estivesse em sua mente. Apesar de ainda não saber direito como fazer isso, Didion lembra que, ao pôr as ideias no papel, só queria que aquilo continuasse.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho