O romancista Jeferson Tenório é o convidado do projeto “Sempre Um Papo”, que acontece no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, São Paulo), nesta quarta-feira (27), às 19h30. Ele fala sobre o tema “Literatura, Filosofia e Ancestralidade” sob a mediação dos jornalistas Afonso Borges e Paula Rangel. Após o bate-papo, o autor participa de sessão de autógrafos. O evento tem entrada gratuita.
Tenório venceu o Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário com O avesso da pele, cuja história lança luz sobre temáticas relevantes como identidade, relações raciais, desigualdade e preconceito.
O romance traz a história de Pedro, que busca resgatar o passado de sua família, sobretudo de seu pai, que foi assassinado em uma violenta abordagem policial. Enquanto investiga a trajetória de seus familiares, o protagonista vive um processo de dor e sofrimento, mas que, ao mesmo tempo, o conduz à superação e liberdade. A trama expõe, de forma sensível e dura, a realidade dos negros em um país racista e marcado por um decadente sistema educacional.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre, Tenório é graduado em Letras e mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estreou na literatura em 2013 com o romance O beijo na parede, eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores.
Em 2018 lançou seu segundo romance, Estela sem Deus. Também possui textos adaptados para o teatro, contos traduzidos para o inglês e para o espanhol, e assina uma coluna no portal UOL, onde comenta fatos da atualidade e reflete sobre questões identitárias.