🔓 Fronteiras do Pensamento terá Margaret Atwood e Yuval Noah Harari

15ª temporada do ciclo de conferências aborda o tema “Era da reconexão”; primeiro encontro acontece em 25 de agosto, com o biólogo Jared Diamond 
Margaret Atwood, autora de “O conto da Aia”
13/07/2021

Em sua 15ª temporada o Fronteiras do Pensamento apresenta oito pensadores que vão debater o nosso tempo a partir do tema “Era da reconexão”. Para refletir sobre essa questão, o ciclo de conferências coloca no centro do debate Yuval Noah Harari, Margaret Atwood, Steven Pinker, Jared Diamond, Anne Applebaum, Niall Ferguson, Carl Hart e Pavan Sukhdev.

As conferências online ocorrem de 25 de agosto a 8 de dezembro, e estarão disponíveis na plataforma exclusiva desta temporada até 31 de dezembro. A inscrição na plataforma garante, além das conferências, acesso a aulas preparatórias ministradas por especialistas nas temáticas abordadas, e textos complementares, visando enriquecer a experiência proporcionada pelo projeto. Além deste conteúdo, o assinante terá acesso a conferências históricas realizadas nesses 15 anos de Fronteiras do Pensamento.

Programação:

25 de agosto — Jared Diamond
08 de setembro — Steven Pinker
29 de setembro — Anne Applebaum
13 de outubro — Niall Ferguson
27 de outubro — Margaret Atwood
10 de novembro — Yuval Noah Harari
24 de novembro — Carl Hart
08 de dezembro — Pavan Sukhdev

Sobre os convidados:

Margaret Atwood
Escritora reconhecida internacionalmente, já recebeu inúmeras premiações, como os prêmios Arthur C. Clarke, Príncipe das Astúrias e Booker, além de ter sido agraciada com a Ordem do Canadá, maior distinção do seu país. Um de seus best-sellers é O conto da aia, que inspirou a premiada série homônima de televisão.

Steven Pinker
Psicólogo e linguista, é uma das maiores referências da psicologia cognitiva e especialista na relação entre mente e linguagem. Foi escolhido como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pelas revistas Time e Foreign Policy. Publicou best-sellers como O novo iluminismo, Tábula rasa e Como a mente funciona.

Niall Ferguson
Professor da Universidade de Harvard e um dos mais renomados historiadores da atualidade, foi escolhido como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e, em 2013, recebeu o Prêmio Ludwig Erhard de jornalismo econômico. Publicou obras de referência como Civilização, Império e A ascensão do dinheiro.

Yuval Noah Harari
Autor de Sapiens, uma das publicações mais relevantes e lidas na última década, leciona na Universidade Hebraica de Jerusalém e é considerado uma celebridade do mundo cultural. Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Polonsky por Criatividade e Originalidade e é autor de Homo Deus e 21 lições para o século 21.

Pavan Sukhdev
Referência global em economia verde e finanças internacionais, liderou um projeto inovador encomendado pelo G8 + 5 e patrocinado pela ONU. Em 2012, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade. É o fundador e CEO da GIST Advisory, consultoria especializada em capital natural e humano, e autor do livro Corporação 2020.

Jared Diamon
Biólogo evolucionário conhecido por popularizar a ciência, iniciou sua carreira em fisiologia e ampliou suas pesquisas para a biologia evolutiva e a biogeografia. Nomeado na lista dos 100 maiores intelectuais do mundo da revista Foreign Policy, venceu o Prêmio Pulitzer com o livro Armas, germes e aço.

Carl Hart
Psicólogo e neurocientista, é um dos mais reconhecidos pesquisadores sobre abuso e dependência de drogas. Um dos primeiros professores de ciências afro-americanos permanentes na Universidade de Columbia, foi agraciado com os prêmios Presidencial de Ensino de Excelência e PEN / EO Wilson de Escrita em Ciências Literárias. É autor de Um preço muito alto e Drogas para adultos.

Anne Applebaum
Uma das mais influentes jornalistas da atualidade, escreve sobre o desenvolvimento da sociedade na Europa Central e Oriental. Venceu o Prêmio Pulitzer com o livro Gulag: A history e foi incluída na lista Prospect dos 50 maiores pensadores da era COVID-19. Também é autora de A fome vermelha e O crepúsculo da democracia.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho