🔓 Filme sobre Hilda Hilst terá sessão nesta quinta

Documentário de Gabriela Greeb, feito a partir de gravações inéditas deixadas pela própria escritora, será exibido pela internet às 20h
Cena do documentário “Hilda Hilst pede contato”
03/02/2021

Nesta quinta-feira (4), completam-se 17 anos da morte da escritora paulista Hilda Hilst. Para  lembrar a data, será exibido o filme Hilda Hilst pede contato, dirigido por Gabriela Greeb. Após a sessão, que tem início às 20h, será realizado um debate, com a presença da diretora do documentário. O link para a exibição pode ser acessado aqui.

O longa-metragem apresenta uma imersão na vida e obra de Hilda Hilst, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, a partir de gravações inéditas deixadas pela própria escritora, que entre 1974 e 1979 tentou comprovar a imortalidade da alma registrando vozes de pessoas mortas.

Filmado na Casa do Sol, chácara em Campinas (SP) onde Hilst se refugiou, e com a participação de amigos íntimos da escritora, o documentário também inclui intervenções poéticas e realidades paralelas. O fio condutor da narrativa é um jantar póstumo na Casa do Sol, com seus amigos, como o escritor e crítico Alcir Pécora, colunista do Rascunho.

Durante este encontro, diferentes realidades ocupam o mesmo espaço-tempo, de forma a justapor vivos e mortos, material e imaterial, passado e presente. A personagem da escritora, interpretada por Luciana Domschke, é construída a partir de registros sonoros, da época em que ela tentava por meio de experimentos eletromagnéticos, contato com amigos e escritores já falecidos.

Toda a narrativa é construída a partir da voz da própria Hilda Hilst, em primeira pessoa, e dublada pela atriz. O filme conta com material de arquivo inédito: Cinquenta rolos de super 8, 100 horas destas gravações, realizadas entre 1974 e 1979, em que seguia as regras dos experimentos realizados pelo cientista sueco Friedrich Jurgenson, considerado por muitos o pai da EVP (Eletronic Voice Phenomenon).

A première mundial do filme aconteceu durante a Flip 2018, abrindo as sessões de cinema do maior evento de literatura do país, em que Hilda Hilst foi a homenageada do ano. A estreia em circuito comercial foi em 2 de agosto 2018 em todo o Brasil. Veja o trailer.

Hilda Hilst nasceu em Jaú (SP), em 1930. Formou-se em Direito pela USP e, aos 35 anos de idade, mudou-se para a chácara Casa do Sol, próximo a Campinas. Lá, na companhia de dezenas de cachorros, dedicou-se integralmente à criação literária, entre livros de poesia, ficção e peças de teatro. Nos anos 1990, irritada com o parco alcance de sua escrita, anunciou o “adeus à literatura séria” e inaugurou a fase pornográfica, com os títulos que integrariam a tetralogia obscena.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho