🔓 David Diop vence o International Booker Prize

É o primeiro francês a ganhar um dos principais prêmios literários de língua inglesa; no Brasil, a obra premiada, “Irmão de alma”, foi lançada pela Nós
David Diop, autor de “Irmão de alma”, vence o International Booker Prize
03/06/2021

David Diop é o primeiro francês a vencer o Internacional Booker Prize. O prêmio, concedido anualmente a um livro traduzido para o inglês e publicado no Reino Unido ou Irlanda, foi para o romance At night all blood is black. No Brasil, a obra — resenhada no Rascunho do última mês de abril — ganhou o título Irmão de alma.

“De partir o coração e poético”, segundo o jornal The Guardian, o livro foi vertido para o inglês por Anna Moschovakis, que divide o prêmio de 50 mil libras com o autor, e lançado pela editora britânica Pushkin Press.

Em uma estrutura que dialoga com clássicos, Irmão de alma é uma história de vingança e loucura ambientada na guerra. De acordo com Marcos Alvito, que assina a resenha publicada no Rascunho, o “tema da mutilação do corpo do inimigo como forma de vingança” é fato central na narrativa.

Escritor e professor universitário, David Diop nasceu em 1966, na capital francesa. Passou a infância no Senegal e retornou ao seu país de origem para estudar. Irmão de alma, publicado originalmente em francês, é seu segundo romance.

Irmão de alma
David Diop
Trad.: Raquel Camargo
Nós
128 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho