🔓 Curso com Italo Moriconi discute poesia brasileira

Escritor e antologista apresenta um painel para entender a produção poética hoje a partir do questionamento da própria contemporaneidade
Italo Moriconi, que ministra curso no Instituto Estação das Letras
29/01/2021

Na próxima quarta-feira (3), o poeta, escritor e antologista Italo Moriconi ministra o curso “Perspectivas da Poesia Brasileira Contemporânea”. Organizado pelo Instituto Estação das Letras, a transmissão acontece via Zoom, das 18h às 21h. O valor da inscrição é R$ 250. Professores e estudantes têm 30% de desconto.

Organizador de algumas das principais antologias da literatura brasileira, Moriconi apresenta um painel privilegiado para entender a produção de poesia feita no país hoje a partir do questionamento da própria contemporaneidade.

“O que é o contemporâneo em poesia? Para a fruição e o pensamento, o clássico é sempre contemporâneo. Historicamente falando, o século 20 não é mais o nosso contemporâneo. Estamos na terceira década do 21. Qual o impacto dessa mutação de época sobre a poesia brasileira? Já existem clássicos da contemporaneidade?”, diz o autor.

Italo Moriconi é doutor em Letras e professor de literatura brasileira e comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autor de Ana Cristina Cesar: o sangue de uma poeta e de Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, também organizou um volume de cartas de Caio Fernando Abreu e importantes antologias de literatura e poesia brasileiras, como Os cem melhores contos brasileiros do século.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho