🔓 Clássico de Enrique Vila-Matas é relançado

“Bartleby e companhia”, cujo título presta homenagem à novela de Herman Melville, volta a circular no Brasil pela Companhia das Letras
Enrique Vila-Matas, autor de “Bartleby e companhia”
31/03/2021

Bartleby e companhia, um dos principais livros do catalão Enrique Vila-Matas, ganha reedição pela Companhia das Letras. Publicada originalmente pela extinta Cosac Naify, a obra empresta o nome do personagem de Herman Melville para explorar — e fantasiar — a história de criadores que optaram pelo silêncio.

Entre romance, conto, ensaio e crítica literária, o inclassificável trabalho de Vila-Matas captura a “pulsão negativa” de Bartleby, um dedicado escrivão que, de uma hora para outra, decide que prefere não mais fazer as tarefas que seu chefe lhe designa.

A partir dessa espécie de atração pelo nada do personagem de Melville, Enrique põe seu protagonista para rastrear autores reais e inventados que, após atingirem grandes conquistas, escolheram se retirar do jogo das letras — como Salinger, autor de O apanhador no campo de centeio, e Robert Walser, autor de Jakob von Gunten.

Sem perder de foco o humor, o autor nascido em Barcelona parece tentar pôr em prática a “bagunça” do que é comumente associado ao pós-modernismo literário, explorando elementos que caracterizam o movimento — o cinismo, intertextualidade, a ideia de que não existe mais originalidade e uma espécie de descrença na escrita.

Bartleby e companhia
Henrique Vila-Matas
Trad.: Josely Vianna Baptista e Maria Carolina de AraĂşjo
Companhia das Letras
184 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho