🔓 Carlos de Brito e Mello retorna à literatura com livro infantil

Quase dez anos depois de lançar seu último romance, autor mineiro publica “O caderno do papai”, sua primeira história para crianças
Carlos de Brito e Mello, autor de “O caderno do papai” (foto: Graziela Andrade)
16/07/2021

Oito anos após o lançamento de A cidade, o inquisidor e os ordinários, romance finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Portugal Telecom de Literatura (atual Oceanos), Carlos de Brito e Mello lança seu primeiro título infantil, O caderno do papai.

Na próxima quarta-feira (21), o autor fala sobre a obra em uma live, às 18h, no perfil da editora Acolá no Instagram. Já o lançamento oficial será no próximo dia 24 de julho, sábado, às 11h, na livraria Quixote, em Belo Horizonte.

O caderno do papai aborda a experiência de paternidade a partir da relação de partilha que tem início com o nascimento de uma criança — e o consequente nascimento do pai.  O livro começa com a descoberta de um intrigante caderno pelos personagens Liz e Tom. A curiosidade dos dois irmãos, que os leva até o papai Hugo, revela que o companheirismo é um laço que se escreve por muitas mãos, interminavelmente.

“Minha chegada à literatura infantil é tributária, em primeiro lugar, do contato com as obras que marcaram a minha vida de pequeno leitor. Mas é uma consequência, sobretudo, da experiência de paternidade, que transformou minha vida radicalmente”, diz o escritor.

Carlos de Brito e Mello nasceu em Belo Horizonte, em 1974, onde vive. É escritor, artista plástico e psicanalista. Publicou O cadáver ri dos seus despojos (contos, Editora Scriptum, 2007), A passagem tensa dos corpos (romance, Companhia das Letras, 2009) e A cidade, o inquisidor e os ordinários (romance, Companhia das Letras, 2013).

Foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura (2010 e 2014), Jabuti de Literatura (2010) e Portugal Telecom de Literatura (atual Oceanos, 2010 e 2014). Nas artes plásticas, desenvolve projetos relacionados, especialmente, à escrita, ao desenho e à pintura, além de iniciativas de performance e ação urbana.

O caderno do papai
Carlos de Brito e Mello
Acolá Editora
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho