🔓 Box sobre Modernismo reúne obras de Otto Maria Carpeaux e Mário de Andrade

Publicação reúne, em dois volumes, “As revoltas modernistas”, de Carpeaux, e “Pauliceia desvairada” e “Amar, verbo intransitivo”, de Andrade
Os escritores Otto Maria Carpeaux e Mário de Andrade
11/11/2021

No bojo das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Faro Editorial lança uma coleção de livros que falam não só sobre evento ocorrido na cidade de São Paulo, mas também sobre as escolas vanguardistas do início do século 20 na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

O primeiro volume traz As revoltas modernistas, de Otto Maria Carpeaux. O texto faz parte da principal obra do crítico: História da literatura ocidental. Famoso por seu conhecimento “enciclopédico” da literatura e das artes em geral, Carpeaux faz uma exposição sobre as escolas de vanguarda, contextualizando a vida e obra dos escritores nos movimentos modernistas.

O segundo volume reúne dois livros de Mário de Andrade: Pauliceia desvairada e Amar, verbo intransitivo. A começar pelo título, Pauliceia desvairada, é um dos livros mais influentes do escritor. Lançada em 1922, foi a segunda coleção de pemas de Andrade e introduziu ideias modernistas europeias revolucionárias na poesia brasileira, que antes era estritamente formal.

Já o romance Amar, verbo intransitivo, lançado em 1927, foi considerado transgressor por contar a história de um relacionamento entre um jovem e uma mulher mais velha. Nas duas obras, estão presentes os elementos do modernismo que iriam influenciar as gerações futuras de autores brasileiros. A edição da Faro também inclui textos sobre a Semana de Arte Moderna publicados na época do evento.

Box Modernismo — do surgimento no mundo à explosão do movimento no Brasil
Volumes 1 e 2
Otto Maria Carpeaux e Mário de Andrade
Faro Editorial
272 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho