A Biblioteca Nacional, a maior da América Latina em acervo, será dirigida por um ex-capitão de mar e guerra da Marinha do Brasil. Carlos Fernando Rabello assumiu nesta quinta-feira (24) a direção da Fundação Biblioteca Nacional. Ele substitui Rafael Nogueira.
Rabello é ex-funcionário da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde exercia a função de diretor executivo, sendo responsável por funções administrativas, como a elaboração da prestação de contas anual, a aprovação de planos de trabalho e autorização de solicitações de serviços e obras.
O novo diretor da Biblioteca Nacional não tem experiência com livros. Ele é graduado em análise de sistemas, tem mestrado em administração de empresas e MBA em marketing de entretenimento.
A Fundação Biblioteca Nacional é uma principais instituições culturais do país, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.
A instituição mantém um prêmio literário anual, que reconhece autores e livros em categorias como Romance, Conto e Tradução. Já venceram a premiação escritores como Elvira Vigna, Dalton Trevisan, Silviano Santiago, Daniel Galera, Veronica Stigger, entre outros.