Publicado pela primeira vez em 1970, após a morte de João Guimarães Rosa, Ave, palavra ganha uma nova edição pela Global. A composição final da obra original seria concebida pelo amigo do autor, o escritor Paulo Rónai.
Ao lado dos textos indicados por Rosa, Rónai acabou adicionando outros que o mineiro havia começado a rever. Por esse aspecto, o livro distingue-se dentro do amplo espectro da obra do autor por reunir textos de diferentes gêneros.
A nova edição ainda traz o texto Fita verde no cabelo: a perenidade do era uma vez, da professora de Literatura da Universidade Federal do Ceará Fernanda Maria Abreu Coutinho. A imagem da capa é do premiado fotógrafo de natureza Araquém Alcântara.
Ave, palavra destaca-se em três momentos diferentes: com Fita verde no cabelo (Nova Velha estória), que é uma criativa releitura do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho; os poemas que integram o livro, por sua vez, indiciam que, apesar de ter se dedicado com inconstante frequência a criar versos ao longo de sua vida, foram certeiras as ocasiões em que Rosa se rendeu à arte poética; e, por fim, vale destacar a declaração repleta de amor ao seu Estado natal, estampada no texto Minas Gerais.