🔓 Após 20 anos, segundo volume do épico “Orlando Furioso” é publicado no Brasil

Clássico do poeta italiano Ludovico Ariosto, editado originalmente em 1516, ganha versão bilíngue com tradução de Pedro Garcez Ghirardi
Retrato do poeta Ludovico Ariosto, autor do épico “Orlando Furioso”
31/01/2023

Em 2002, a Ateliê Editorial lançou o primeiro volume de Orlando Furioso,  clássico do poeta italiano Ludovico Ariosto. À época, o livro ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Tradução, feita por Pedro Garcez Ghirardi.

Vinte anos depois, surge o segundo tomo da tradução integral em versos do poema épico, lançado originalmente em 1516. O segundo volume, como no primeiro, é bilíngue e traz ilustrações de Gustave Doré.

A literatura de Ariosto é vasta, mas a sua obra mais famosa é o poema Orlando Furioso, formado por 46 cantos em sua versão final. O texto alcançou grande sucesso. Nele, o poeta ridiculariza a nobreza feudal em decadência, ao mesmo tempo que prenuncia a chegada da Renascença.

Segundo o tradutor Pedro Garcez Ghirardi, “cada oitava de Ariosto é uma pequena estrutura primorosa, uma obra-prima em si; é a unidade mínima à qual a tradução deve começar a atender”.

Orlando Furioso junta-se aos monumentos de Palmeirim de Inglaterra, dos quatro volumes do Bom Pantagruel, de François Rabelais, de Tirant lo Blanc e da Divina Comédia já editados pela Ateliê.

Orlando Furioso — Tomo II
Ludovico Ariosto
Trad.: Pedro Garcez Ghirardi
Ateliê
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho