🔓 Antologia tenta captar “zeitgeist” literário dos anos 2010

“Geração 2010, o sertão é o mundo”, publicado pela Reformatório, reúne 25 autores, a grande maioria deles nascida no nordeste brasileiro
Débora Ferraz, que está na antologia “Geração 2010, o sertão é o mundo”
06/07/2021

Uma antologia “fora do eixo” é a proposta de Geração 2010, o sertão é o mundo, que reúne 25 autores, a grande maioria deles nascida no nordeste brasileiro. Publicado pela Reformatório, conta com nomes como Ailton Krenak, Itamar Vieira Junior, Maria Valéria Rezende, Jarid Arraes, Micheliny Verunschk, Mailson Furtado, Franklin Carvalho, Débora Ferraz, Natalia Borges Polesso e Nara Vidal, cronista do Rascunho. A organização é do escritor Fred Di Giacomo.

O livro traz texto de orelha assinado por Marçal Aquino, que enfatiza a “sintonia com os novos códigos sociais e culturais” da coletânea. “Alguns dos autores são iniciantes, outros já possuem trajetórias reconhecidas. Além do sertão, a diversidade os une.”

Para o editor Marcelo Nocelli, os nomes reunidos são em Geração 2010, o sertão é o mundo “são a ponta de iceberg de um movimento literário maior que eclodiu na década de 2010”, de autores que  “tinham o fato de virem de fora dos centros de poder do Brasil, serem parte de grupos discriminados, produzirem uma literatura épica e poética e não terem começado suas carreiras apadrinhados por grandes editoras”.

O livro inclui na lista um grande número de mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+, fazendo um recorte de autores “vindos dos sertões, florestas e pequenas cidades dos interiores do Brasil”. São eles: Ailton Krenak, Bruno Ribeiro, Débora Ferraz, Franklin Carvalho, Fred Di Giacomo, Gilvan Eleutério, Isabor Quintiere, Itamar Vieira Junior, Jarid Arraes, Julie Dorrico, Krishna Monteiro, Mailson Furtado, Marcelo Maluf, Marcia Kambeba, Maria Fernanda Elias Maglio, Maria Valéria Rezende, Mariana Basilio, Maya Falks, Micheliny Verunschk, Monique Malcher, Nara Vidal, Natalia Borges Polesso, Raimundo Neto, Santana Filho e Victor Guilherme Feitosa.

Geração 2010, o sertão é o mundo
Vários autores
Org.: Fred Di Giacomo
Reformatório
200 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho